CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKYANA NA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19003Resumo
Este arquivo científico objetiva salientar as contribuições da abordagem histórico-cultural na educação escolar de discentes com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: sintetizar as principais ideias de Vygotsky acerca do desenvolvimento humano e educacional dos alunos com deficiência; pontuar conceitos da abordagem histórico-cultural em referência a intervenção educacional para a área da deficiência visual e relacionar a teoria de Vygotsky com o processo de alfabetização do deficiente visual pelo método Braille. A metodologia utilizada centra‐se em pesquisa bibliográfica utilizando a pesquisa qualitativa e quantitativa onde faremos uma triagem na literatura, selecionando as obras que vislumbram essa temática. Entre os principais autores que serviram de apoio estão, Bazon (2012), Leite e Martins (2015), Lucci (2006), Maior e Wanderley (2016), Vigotskii, Luria e Leontiev (2010) e Vygotsky (1996), entre outros. Os resultados alcançados trazem uma abordagem da teoria histórico-cultural de Vygotsky em que há contribuições significativas para a intervenção educacional na alfabetização dos discentes com deficiência visual para o ensino do Sistema Braille.
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