CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKYANA NA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19003

Resumo

Este arquivo científico objetiva salientar as contribuições da abordagem histórico-cultural na educação escolar de discentes com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: sintetizar as principais ideias de Vygotsky acerca do desenvolvimento humano e educacional dos alunos com deficiência; pontuar conceitos da abordagem histórico-cultural em referência a intervenção educacional para a área da deficiência visual e relacionar a teoria de Vygotsky com o processo de alfabetização do deficiente visual pelo método Braille. A metodologia utilizada centra‐se em pesquisa bibliográfica utilizando a pesquisa qualitativa e quantitativa onde faremos uma triagem na literatura, selecionando as obras que vislumbram essa temática. Entre os principais autores que serviram de apoio estão, Bazon (2012), Leite e Martins (2015), Lucci (2006), Maior e Wanderley (2016), Vigotskii, Luria e Leontiev (2010) e Vygotsky (1996), entre outros. Os resultados alcançados trazem uma abordagem da teoria histórico-cultural de Vygotsky em que há contribuições significativas para a intervenção educacional na alfabetização dos discentes com deficiência visual para o ensino do Sistema Braille.

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Biografia do Autor

Andriel dos Santos Rodrigues, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Professor em Paço do Lumiar. https://orcid.org/0009-0009-8421-1465. 

Diógenes Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor Orientador da Christian Business School (CBS). Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

Rodrigues, A. dos S., & Coutinho, D. G. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKYANA NA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 278–295. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19003