SAÚDE MENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17400

Palavras-chave:

Saúde mental; Educação; Era digital; Ambiente educacional; Transformação digital.

Resumo

A pesquisa aborda os impactos da digitalização na saúde mental de professores e alunos no contexto educacional, explorando como a adoção de tecnologias pode afetar o equilíbrio emocional e a qualidade do ensino. O problema investigado está centrado nos desafios impostos pela era digital, como a sobrecarga informacional, a dependência tecnológica e a dificuldade de adaptação às novas ferramentas educacionais, que agravam casos de ansiedade, burnout e outras questões psicológicas. Os objetivos principais incluem identificar os fatores tecnológicos que influenciam negativamente o bem-estar psicológico, analisar práticas pedagógicas que promovam o equilíbrio emocional e propor estratégias que minimizem os impactos negativos da digitalização no ambiente escolar. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de literatura científica sobre o tema. Os resultados indicam que, embora a tecnologia traga benefícios como o acesso ampliado à educação e o estímulo à autonomia, seu uso desregulado intensifica problemas emocionais e prejudica a interação social no ambiente escolar. Professores relatam dificuldades em lidar com o aumento da carga de trabalho e a falta de suporte adequado, enquanto alunos enfrentam dificuldades de concentração, estresse e isolamento. A conclusão destaca a necessidade de equilibrar a integração tecnológica com estratégias que promovam o bem-estar emocional. São sugeridas práticas como a inclusão de educação digital consciente, intervalos desconectados, apoio psicológico e formação contínua para professores. Essas ações visam transformar a tecnologia em uma aliada, garantindo um ambiente educacional inovador, inclusivo e emocionalmente saudável. A pesquisa reforça que o sucesso na era digital depende de um esforço coletivo entre escolas, gestores e famílias para equilibrar inovação e saúde mental.

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Biografia do Autor

Antônia Pereira da Costa, Christian Business School - CBS

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School;Professora, atua na educação básica da rede estadual do Estado de Rondônia.

Ruth Léia Ferreira, Christian Business School-CBS

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School; Professora, atua na educação básica da rede estadual do Estado de Rondônia. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em biologia e orientador de dissertações e teses. UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Costa, A. P. da, Ferreira, R. L., & Coutinho, D. J. G. (2024). SAÚDE MENTAL E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2090–2102. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17400