APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A “TAXONOMIA DE BLOOM”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18664

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Taxonomia de Bloom. Gamificação. Domínio Cognitivo. Tecnologia.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar que os métodos de ensino atrelados à aprendizagem colaborativa e a taxonomia de bloom são instrumentos de intervenção educacional úteis em suas práticas e processos que convergem para o ensino e a aprendizagem significativas em salas de aula e fora dela. Tendo como tema Aprendizagem Colaborativa e a “Taxonomia De Bloom”, o presente estudo centra-se em uma metodologia de pesquisa exploratória, qualitativa, sustentada através da pesquisa bibliográfica para fundamentação e análise crítica do tema, baseada em textos impressos e eletrônicos. Gestores e docentes no emprego de ferramentas de aprendizagem tornam-se decisivos como um instrumento de mediação e intervenções no espaço educacional ao longo do processo com ações no domínio cognitivo mais consistentes e sistemáticas que favoreçam uma maior agilidade e eficácia no processo de apropriação do conhecimento utilizando tecnologias, a inserção da gamificação é relevante para tal. Deve-se repensar toda ação pedagógica para adaptar o currículo às necessidades de aprendizagem, proporcionando o direito do estudante de ocupar seu espaço na sociedade, desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

Andriel dos Santos Rodrigues, CBS

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Professor em Paço do Lumiar. https://orcid.org/0009-0009-8421-1465.  

Diógenes Gusmão Coutinho, CBS

Professor Orientador da Christian Business School (CBS). Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.  

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Rodrigues, A. dos S., & Coutinho, D. G. (2025). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A “TAXONOMIA DE BLOOM”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 850–870. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18664