O ENSINO NA ERA DIGITAL: COMO APROVEITAR BENEFÍCIOS E MINIMIZAR RISCOS

Autores

  • Jordana Thompson Silva Santos FICS
  • Ana Flávia Elói da Silva Alves MUST
  • Divina Aparecida Miranda Gonçalves MUST
  • Djane Mineiro Lira Roque MUST
  • Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho MUST
  • Maria de Lurdes Rezende Silva MUST
  • Nubya Oliveira da Rocha MUST
  • Patrícia Almeida de Oliveira MUST
  • Rosana Medeiros Soares Rodrigues MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18720

Palavras-chave:

Plataformas digitais. Educação digital. Ética educacional. Acessibilidade. Inclusão digital.

Resumo

Este estudo investigou como as plataformas digitais podem ser utilizadas de forma eficaz e ética no contexto educacional, com o objetivo de analisar os benefícios e riscos dessas ferramentas para o ensino. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, com a análise de fontes acadêmicas e estudos sobre o uso de tecnologias digitais na educação, inteligência artificial, ética e acessibilidade. No desenvolvimento, foram explorados os benefícios das plataformas digitais, como a personalização do ensino e a democratização do acesso, bem como os desafios, incluindo a privacidade dos dados, a desigualdade de acesso e o impacto na autonomia dos alunos. A pesquisa destacou que, embora as plataformas digitais ofereçam grandes oportunidades para a educação, é essencial que sejam acompanhadas por políticas públicas e práticas pedagógicas adequadas. As considerações finais ressaltaram que, para que a educação digital seja eficaz, é necessário garantir um acesso equitativo às tecnologias e a formação contínua dos educadores. A pesquisa concluiu que, embora os resultados sejam promissores, é necessário realizar novos estudos sobre os desafios éticos e sociais da utilização das plataformas digitais, com foco na inclusão digital e na equidade.

Downloads

Biografia do Autor

Jordana Thompson Silva Santos, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ana Flávia Elói da Silva Alves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Divina Aparecida Miranda Gonçalves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Djane Mineiro Lira Roque, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria de Lurdes Rezende Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nubya Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Patrícia Almeida de Oliveira, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rosana Medeiros Soares Rodrigues, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Santos, J. T. S., Alves, A. F. E. da S., Gonçalves, D. A. M., Roque, D. M. L., Ramalho, M. das G. M. C., Silva, M. de L. R., … Rodrigues, R. M. S. (2025). O ENSINO NA ERA DIGITAL: COMO APROVEITAR BENEFÍCIOS E MINIMIZAR RISCOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 755–762. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18720