A SALA DE AULA INVERTIDA E OS DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO

Autores

  • Adriano de Souza Alves FICS
  • Antônio Carlos Victor Amaral PUC
  • Gilmara Benício de Sá FICS
  • Joice Meire Rodrigues PUC
  • Rogério Antonio dos Santos MUST
  • Rosana Oliveira Freitas Trindade MUST
  • Sabrina Anizio Lopes IFES
  • Vera Lúcia Gonçalves Lédo MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18680

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida. Ensino Ativo. Tecnologia Educacional. Capacitação Docente. Educação Básica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e as possibilidades de implementação da Sala de Aula Invertida nas escolas de educação básica, considerando os aspectos tecnológicos, pedagógicos e sociais envolvidos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investigou a literatura existente sobre o modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida, com foco na sua aplicabilidade e nas dificuldades enfrentadas por educadores e alunos. A revisão bibliográfica revelou que, embora a metodologia ofereça vantagens significativas, como a promoção da aprendizagem ativa e personalizada, ela enfrenta barreiras relacionadas à preparação dos alunos, à capacitação dos professores e à infraestrutura tecnológica das escolas. As principais conclusões indicaram que a falta de recursos tecnológicos adequados e a desigualdade no acesso às tecnologias são os maiores obstáculos à implementação eficaz do modelo, além da necessidade de formação contínua dos docentes. Por fim, o estudo destacou a importância de superar essas dificuldades para garantir a eficácia da Sala de Aula Invertida, sugerindo que pesquisas futuras aprofundem as estratégias de capacitação docente e adaptação dos conteúdos digitais para melhorar a aplicação dessa metodologia.

Downloads

Biografia do Autor

Adriano de Souza Alves, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antônio Carlos Victor Amaral, PUC

Doutor em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Gilmara Benício de Sá, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Joice Meire Rodrigues, PUC

Doutora em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Rogério Antonio dos Santos, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rosana Oliveira Freitas Trindade, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sabrina Anizio Lopes, IFES

Mestranda em Tecnologias Sustentáveis, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Vera Lúcia Gonçalves Lédo, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Alves, A. de S., Amaral, A. C. V., Sá, G. B. de, Rodrigues, J. M., Santos, R. A. dos, Trindade, R. O. F., … Lédo, V. L. G. (2025). A SALA DE AULA INVERTIDA E OS DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 420–427. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18680