A INTEGRAÇÃO ENTRE MÉTODOS NUMÉRICOS APLICADOS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS

Autores

  • João Vítor Veloso Mata Faculdade Anhanguera de São Luís
  • Tayssara Elizavieta Martins Varão Universidade Federal do Maranhão
  • Jonathan Araujo Queiroz Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19751

Palavras-chave:

Métodos numéricos. Programação. Educação. Matemática aplicada; Ensino de computação. Resolução de problemas. Python. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo analisou a aplicação dos métodos numéricos como ferramentas fundamentais na resolução de problemas complexos, com ênfase na programação como facilitadora desse processo. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica e na análise de exemplos computacionais desenvolvidos exclusivamente na linguagem Python. A metodologia permitiu observar como a utilização dessa linguagem potencializa a precisão, agilidade e aplicabilidade dos métodos numéricos em contextos acadêmicos e profissionais. O estudo também investigou a inserção dessa integração entre matemática e tecnologia no ambiente educacional, destacando práticas pedagógicas que promovem uma aprendizagem mais prática, interdisciplinar e alinhada às demandas do mercado atual. Os resultados demonstraram que a programação, aliada ao ensino dos métodos numéricos, contribui significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade analítica e da resolução eficiente de problemas reais. Conclui-se que a interdisciplinaridade entre métodos numéricos e linguagens de programação representa um avanço no ensino das ciências exatas e uma ponte eficaz entre teoria e prática no contexto educacional e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Veloso Mata, Faculdade Anhanguera de São Luís

Faculdade Anhanguera de São Luís. Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Administração, Pós-graduação em Engenharia de Dados e Engenharia de Software. 

Tayssara Elizavieta Martins Varão, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão. Bacharelado em Engenharia Elétrica e Pós-graduação em Logística portuária pela Universidade Federal do Maranhão.

Jonathan Araujo Queiroz, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Licenciatura em Matemática, Especialização em Métodos Estatísticos Aplicados, Mestrado em Engenharia da Eletricidade, Doutorado em Engenharia da Eletricidade, Pós-doutorado em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  

 

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Mata, J. V. V., Varão, T. E. M., & Queiroz, J. A. (2025). A INTEGRAÇÃO ENTRE MÉTODOS NUMÉRICOS APLICADOS E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1917–1924. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19751