BIG DATA NA EDUCAÇÃO: ANALISANDO O FUTURO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17995Palavras-chave:
Big Data. Educação. Personalização. Análise de Dados. Ensino.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como a coleta e análise de dados, por meio de Big Data, poderiam influenciar o futuro da aprendizagem, promovendo a personalização do ensino e a melhoria da qualidade educacional. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, focada em revisar literatura especializada sobre o uso de Big Data na educação. Foram discutidos os principais métodos de coleta de dados, como plataformas de e-learning, dispositivos móveis e aplicativos educativos, além de ferramentas de análise de dados, como Learning Analytics e Inteligência Artificial. A análise dos dados permitiu concluir que o Big Data tem grande potencial para personalizar o ensino, ajustando as práticas pedagógicas de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Contudo, foram identificados desafios como a falta de infraestrutura tecnológica, a escassez de profissionais capacitados e questões éticas envolvendo a privacidade dos dados. A pesquisa ressaltou a importância da capacitação de educadores e gestores para a utilização eficaz dessas tecnologias, além de destacar a necessidade de estudos sobre os impactos a longo prazo do Big Data na educação. Por fim, a pesquisa contribuiu para a compreensão do papel transformador do Big Data na educação, apontando a necessidade de avanços na implementação dessas tecnologias nas instituições educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY