BIG DATA NA EDUCAÇÃO: ANALISANDO O FUTURO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Bruno Gadelha de Lima Must University
  • Aline Socorro de Andrade Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Juniel dos Santos de Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Maria Emilia de Souza Melo Francio Must University
  • Silvanete Cristo Viana Faculdade Dominus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17995

Palavras-chave:

Big Data. Educação. Personalização. Análise de Dados. Ensino.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como a coleta e análise de dados, por meio de Big Data, poderiam influenciar o futuro da aprendizagem, promovendo a personalização do ensino e a melhoria da qualidade educacional. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, focada em revisar literatura especializada sobre o uso de Big Data na educação. Foram discutidos os principais métodos de coleta de dados, como plataformas de e-learning, dispositivos móveis e aplicativos educativos, além de ferramentas de análise de dados, como Learning Analytics e Inteligência Artificial. A análise dos dados permitiu concluir que o Big Data tem grande potencial para personalizar o ensino, ajustando as práticas pedagógicas de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Contudo, foram identificados desafios como a falta de infraestrutura tecnológica, a escassez de profissionais capacitados e questões éticas envolvendo a privacidade dos dados. A pesquisa ressaltou a importância da capacitação de educadores e gestores para a utilização eficaz dessas tecnologias, além de destacar a necessidade de estudos sobre os impactos a longo prazo do Big Data na educação. Por fim, a pesquisa contribuiu para a compreensão do papel transformador do Big Data na educação, apontando a necessidade de avanços na implementação dessas tecnologias nas instituições educacionais.

Downloads

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Bruno Gadelha de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Aline Socorro de Andrade, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Juniel dos Santos de Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maria Emilia de Souza Melo Francio, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, Faculdade Dominus

Pós-Graduada em Língua Portuguesa E Literatura Brasileira, Faculdade Dominus – FAD.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Lima, B. G. de, Andrade, A. S. de, Carvalho, J. dos S. de, Francio, M. E. de S. M., & Viana, S. C. (2025). BIG DATA NA EDUCAÇÃO: ANALISANDO O FUTURO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DE DADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1907–1924. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17995