O IMPACTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DOS ADOLESCENTES

Autores

  • Danieli Graciela Fachini Toassi Unisociesc de Jaraguá do Sul
  • Chrissie Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2994

Palavras-chave:

Funções Executivas. Adolescência. Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Resumo

É muito comum a presença da ansiedade entre os adolescentes, sendo considerada como normal, no entanto, o que vem ocorrendo é o crescente diagnóstico de jovens com TAG. Diversos estudos apontam que o TAG ocasiona alterações cognitivas causando prejuízos no desenvolvimento do indivíduo e no desempenho nas diversas áreas da vida. A adolescência é marcada pelo processo de amadurecimento das funções executivas o qual pesquisas apontam déficits nessa área em jovens com TAG. Dessa forma o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão assistemática da literatura em periódicos e bases de dados brasileiras e internacionais sobre o impacto do transtorno de ansiedade generalizada nas funções executivas dos adolescentes.

 

Biografia do Autor

Danieli Graciela Fachini Toassi, Unisociesc de Jaraguá do Sul

Professora do Departamento de Psicologia da Unisociesc de Jaraguá do Sul. Psicóloga pela Universidade para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí (UNIDAVI). Especialista em Neuropsicologia pelo centro universitário Amparesense (UNIFIA). Especialista em Avaliação psicológica pela Universidade para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí (UNIDAVI).

Chrissie Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós- Graduação de Psicologia (POSPSI - UFBA). Especialista em Neuropsicologia pela UFBA. Pós-doutorado no departamento de Psicologia da Universidade de Harvard no Laboratory for Developmental Studies. Co-coordenadora do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Neurodesenvolvimento Humano (LINHA) e do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE). Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Toassi, D. G. F. ., & Carvalho, C. F. de . (2021). O IMPACTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DOS ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 68–80. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2994