TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Débora Oliveira de Jesus UNISA
  • Paula Oliveira Silva UNISA
  • Silvia Helena Modenesi Pucci UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16904

Palavras-chave:

Terapia Cognitivo-Comportamental. Transtorno de Ansiedade Social. Fobia Social. Adolescência.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar as principais técnicas e intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social (TAS) na adolescência. Metódo: Realizou-se uma revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados (ECR’s) com adolescentes (13-18) com transtorno de Ansiedade Social, selecionados a partir das principais bases de dados de saúde Cochrane, Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), considerando os últimos 5 anos. Resultados: As amostras analisadas sugerem que as técnicas da TCC, quando adaptadas para os aspectos específicos do TAS na adolescência, promove uma redução significativa nos sintomas do TAS. A investigação dos estudos selecionados, demonstrou que os instrumentos de avaliação mais utilizados para medir os sintomas foram: ADIS-C/P, ASAQ, ASBQ, ASCQ, LSAS-CA-SR, Mini-SPIN e DASS. As principais técnicas utilizadas nos ECR’s incluíram psicoeducação do modelo cognitivo, hierarquia do medo, redução de comportamentos de segurança e evitativos, exposição, desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, prevenção de recaídas, revisão de metas e planejamento do futuro. Conclusão: O tratamento do TAS de forma precoce é fundamental para reduzir prejuízos e sofrimento na vida adulta do sujeito. A TCC de forma individual ou grupal quando adaptada especificamente para o tratamento em adolescentes, obteve resultados preliminares satisfatórios em comparação ao tratamento padrão estabelecido para adultos. O suporte online, demonstrou não substituir o tratamento estruturado com um profissional especializado, porém, a TCC fornecida pela internet a partir de suporte e módulos, sugere ser superior a nenhuma intervenção. Desta forma, o suporte pela internet sugere ser eficaz para pacientes que não aderiram ao tratamento padrão, além de oferecer uma relação favorável de custo-benefício, sendo um tratamento mais acessível.

Biografia do Autor

Débora Oliveira de Jesus, UNISA

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Santo Amaro – Unisa. Certificação de extensão universitária do Curso de Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade FaCiencia e Grupo PBE em 2024. CV lattes: http://lattes.cnpq.br/7276989108439670

Paula Oliveira Silva, UNISA

Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA - 2004) certificada pela Federação Brasileira de Terapia cognitivo (FBTC, com 19 de experiência atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplina, Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. CV lattes: https://lattes.cnpq.br/5285018332959167.

Silvia Helena Modenesi Pucci, UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora, Docente e Orientadora do curso de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil; Membro do Programa de Apoio Psicológico da UNISA (PAPU), Coordenadora do Programa de Saúde Mental Unisa (PSMU) e Membro do Comitê de Ética Institucional. Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais. CV lattes: http://lattes.cnoq.br/0913875901013757

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Jesus, D. O. de, Silva, P. O., & Pucci, S. H. M. (2024). TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4943–4955. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16904