INFLUÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Autores

  • Raquel Marchiori de Oliveira Ramos Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Ana Wictória Dias Ferreira Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB
  • Ângela Marta de Souza Faculdade Unyleya
  • Aline Cristina Teixeira Mallet Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Hosana Lima Siqueira de Souza Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11178

Palavras-chave:

Comportamento alimentar. Transtornos de ansiedade e Compulsão alimentar.

Resumo

Introdução: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem acometido uma parcela importante da população mundial nesses últimos anos, devido às mudanças comportamentais, físicas e emocionais. A ansiedade é caracterizada como sintoma base de diversos transtornos psicológicos que causam danos à saúde física e social dos indivíduos, influenciando de maneira negativa a saúde e o comportamento alimentar, tornando-se um fator de risco para diabetes, obesidade e outras comorbidades. Dessa forma, o presente artigo busca entender e explicitar se há influência do transtorno de ansiedade generalizada no comportamento alimentar e no desenvolvimento de disfunções nutricionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, desenvolvida no período de dezembro de 2022 a agosto de 2023. Utilizou-se como bases, artigos originais nos idiomas português e inglês, publicados entre 2009 a 2023. Referencial teórico: Existem evidências de relação entre o transtorno de ansiedade e o ganho de peso seja devido à desordem do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal levando a alteração de apetite e à desregulação de neurotransmissores, como serotonina e a dopamina. Além disso, dietas de pacientes que apresentam transtorno de ansiedade são deficientes de nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais, como, ômega 3. Alguns nutrientes têm sido apontados como diferencial no tratamento da ansiedade, pois a correção nutricional tem grande importância na saúde comportamental. Conclusão: concluiu-se que o transtorno de ansiedade generalizada possui influência sobre o comportamento alimentar dos indivíduos, frente à desregulação hormonal e emocional, ocasionando alteração de escolhas alimentares, relação do indivíduo com a comida, alteração de peso e aumento de carências nutricionais.

Biografia do Autor

Raquel Marchiori de Oliveira Ramos, Centro Universitário Geraldo Di Biase

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). 

Ana Wictória Dias Ferreira, Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). 

Ângela Marta de Souza, Faculdade Unyleya

Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e especialista em fitoterapia pela Faculdade Unyleya. 

Aline Cristina Teixeira Mallet, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Hosana Lima Siqueira de Souza, Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA

Mestra em Ensino e Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). 

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Ramos, R. M. de O., Ferreira, A. W. D., Souza, Ângela M. de, Mallet, A. C. T., & Souza, H. L. S. de. (2023). INFLUÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 505–523. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11178