INFLUÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Autores/as

  • Raquel Marchiori de Oliveira Ramos Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Ana Wictória Dias Ferreira Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB
  • Ângela Marta de Souza Faculdade Unyleya
  • Aline Cristina Teixeira Mallet Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Hosana Lima Siqueira de Souza Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11178

Palabras clave:

Comportamento alimentar. Transtornos de ansiedade e Compulsão alimentar.

Resumen

Introdução: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem acometido uma parcela importante da população mundial nesses últimos anos, devido às mudanças comportamentais, físicas e emocionais. A ansiedade é caracterizada como sintoma base de diversos transtornos psicológicos que causam danos à saúde física e social dos indivíduos, influenciando de maneira negativa a saúde e o comportamento alimentar, tornando-se um fator de risco para diabetes, obesidade e outras comorbidades. Dessa forma, o presente artigo busca entender e explicitar se há influência do transtorno de ansiedade generalizada no comportamento alimentar e no desenvolvimento de disfunções nutricionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter descritivo, desenvolvida no período de dezembro de 2022 a agosto de 2023. Utilizou-se como bases, artigos originais nos idiomas português e inglês, publicados entre 2009 a 2023. Referencial teórico: Existem evidências de relação entre o transtorno de ansiedade e o ganho de peso seja devido à desordem do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal levando a alteração de apetite e à desregulação de neurotransmissores, como serotonina e a dopamina. Além disso, dietas de pacientes que apresentam transtorno de ansiedade são deficientes de nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais, como, ômega 3. Alguns nutrientes têm sido apontados como diferencial no tratamento da ansiedade, pois a correção nutricional tem grande importância na saúde comportamental. Conclusão: concluiu-se que o transtorno de ansiedade generalizada possui influência sobre o comportamento alimentar dos indivíduos, frente à desregulação hormonal e emocional, ocasionando alteração de escolhas alimentares, relação do indivíduo com a comida, alteração de peso e aumento de carências nutricionais.

Biografía del autor/a

Raquel Marchiori de Oliveira Ramos, Centro Universitário Geraldo Di Biase

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). 

Ana Wictória Dias Ferreira, Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). 

Ângela Marta de Souza, Faculdade Unyleya

Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e especialista em fitoterapia pela Faculdade Unyleya. 

Aline Cristina Teixeira Mallet, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Hosana Lima Siqueira de Souza, Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA

Mestra em Ensino e Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). 

Publicado

2023-10-03

Cómo citar

Ramos, R. M. de O., Ferreira, A. W. D., Souza, Ângela M. de, Mallet, A. C. T., & Souza, H. L. S. de. (2023). INFLUÊNCIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 505–523. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11178