LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14587

Palavras-chave:

Letramento. Criança. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo trará a abordagem sobre o tema Letramento na Educação Infantil, considerando que ainda há equívocos quando se refere ao letramento na primeira etapa da Educação Básica. Atualmente há pontos de vista divergentes, principalmente quando se referem às práticas pedagógicas que atendem as crianças de 0 a 5 anos de idade. Qualificar a educação infantil e propor experiências exitosas de leitura e de escrita no contexto da educação infantil deixam os profissionais confusos sem saberem por onde partir. As práticas de leitura e escrita não ocorrem  espontaneamente com o desenvolvimento biológico da criança, elas precisam estar imersas em práticas sociais que envolvam  ouvir histórias, ter contato com gêneros discursivos, participarem de momentos de roda, brincadeiras com rimas, receitas, para que as crianças compreendam as práticas diversificadas de usos da escrita. As crianças ganham autonomia quando veem suas interpretações escritas formando um texto. Quão orgulhosas ficam de verem seus escritos serem lidos por outras pessoas, esse envolvimento nessas práticas vão formando o leitor e corroboram para se perceberem inseridas em práticas sociais de leitura e escrita. O contato da criança na educação infantil com o letramento não é para alfabetizar, mas que a criança ao ter contato com os diversos textos que circulam na sociedade possam ser inseridas em um contexto alfabetizador. A criança que frequenta a primeira etapa da educação básica deve estar envolvida em práticas sociais de leitura e de escrita sem que isso seja uma preparação para o ensino fundamental. Respeitar e ler os documentos que orientam como deve ser o letramento nessa faixa etária é tarefa de todo(a) professor/a. Considerando o modo singular de cada  criança dessa etapa da Educação Básica, a construção dos  conhecimentos, a manifestação dos  seus desejos e promover  inclusão, considerando suas especificidades ao propor práticas sociais de leitura e escrita, (o)a professor(a) necessita articular condições para que a criança  possa expressar suas primeiras tentativas de escrita, sem desconsiderar o contexto social no qual a criança está inserida. 

Biografia do Autor

Roseli Marcos, Christian Business School

Mestranda em educação pela Christian Business School.

Diógenes José Gusmão  Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Biologia Vegetal. Universidade Federal de Pernambuco. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Marcos, R., & Coutinho, D. J. G. (2024). LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2715–2726. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14587