ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4275Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento. Ensino de Matemática. Séries Iniciais. Alfabetização e Letramento Matemático.Resumo
O ensino de Matemática possui amplos desafios na promoção de estratégias de ensino que proporcionem estímulos e interesse aos alunos em relação ao conhecimento matemático e suas aplicações. Neste contexto, o ensino de Matemática demanda que os alunos possuam capacidade de interpretação textual, que possibilitem desenvolver a reflexão e criticidade sobre o texto, para identificar as aplicações matemáticas necessária. O objetivo geral deste estudo é discutir a importância do processo de alfabetização e letramento para o desenvolvimento do ensino de Matemática na educação básica. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se apresenta relevante para se compreender o processo educacional na educação básica, a partir do processo de alfabetização e letramento construído no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental. A importância do processo de alfabetização e letramento no ensino de Matemática na educação básica consiste no fornecimento de bases essenciais para se trabalhar a dimensão crítica do conhecimento matemático em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY