GAMIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Delta
  • Everson Manoel da Mata Universidade de Cuiabá
  • Liliane Raquel de Souza e Silva UNIRONDON
  • Roselaine Cristina da Silva Universidade Federal do Mato Grosso
  • Rosimeire dos Santos Pereira Meira Faculdade da Águas Emendadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7292

Palavras-chave:

Gamificação. Educação Especial. Educação Inclusiva. Letramento e Alfabetização. Séries Iniciais.

Resumo

Na Educação Especial, processos de alfabetização e letramento devem considerar as demandas específicas de aprendizagem dos alunos, ampliando os desafios de professores e escolas na garantia de uma educação inclusiva. A gamificação se apresenta como uma estratégia de ensino e aprendizagem aplicável aos processos de alfabetização e letramento na Educação Especial. O objetivo geral deste estudo é discutir as estratégias de gamificação na alfabetização dos alunos com necessidades educacionais especiais que cursam as séries iniciais, observando a abordagem da educação inclusiva. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se embasa na importância de buscar aprimorar os processos de alfabetização e letramento dos alunos com necessidades educacionais especiais que cursam as séries iniciais. A gamificação se apresenta um espaço para aprimorar as estratégias de ensino de letramento e alfabetização dos alunos com necessidades educacionais especiais que cursam as séries iniciais.

Biografia do Autor

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Delta

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas. Licenciado em Geografia pela UNIP. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Delta. e-mail:cristwilian@hotmail.com.

Everson Manoel da Mata, Universidade de Cuiabá

Pós-graduado em Gestão em Educação Ambiental pela Faculdade Afirmativo. Licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá. e-mail: eversondamata@gmail.com.

Liliane Raquel de Souza e Silva, UNIRONDON

Licenciada em Pedagogia, pela UNIRONDON. e-mail: liliameraquel@hotmail.com.

Roselaine Cristina da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Artes Visuais, Faculdade Unilagos. Pós-graduada em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Rosimeire dos Santos Pereira Meira, Faculdade da Águas Emendadas

Pós-graduado em Educação Especial – AEE pela Faculdade da Águas Emendadas em Planaltina – Distrito. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música. e-mail: rosimeirep.meira12@gmail.com

Downloads

Publicado

03/11/2022

Como Citar

Silva, C. W. de M. B. da ., Mata, E. M. da ., Silva, L. R. de S. e ., Silva, R. C. da ., & Meira, R. dos S. P. . (2022). GAMIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1821–1832. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7292

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)