ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Delta
  • David Anderson Barbosa Rodrigues Fundação Cesumar
  • Robson Canteiro Valenzuela Universidade Federal da Grande Dourados
  • Uetes do Carmo Santos Universidade Paulista UNIP
  • Wanderson Rodrigues Miranda Fundamental pela Faculdade FAMART

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1382

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização na EJA. Aprendizagem Escolar.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos se construiu como uma modalidade de ensino, que possibilita que jovens e adultos voltem à educação escolar. O analfabetismo marginaliza o indivíduo na sociedade, pois exclui-o em termos sociais e econômicos, pois contribui para as barreiras no acesso de oportunidades de trabalho, para obtenção de renda. Neste contexto, se desenvolveu o processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral deste estudo é discutir as estratégias de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se justifica pela importância de se pensar sobre as estratégias de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, principalmente em relação às suas singularidades. As estratégias de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos devem contemplar as singularidades que envolve o aprendizado dos seus alunos. Portanto, as estratégias de alfabetização na EJA contemplam a abordagem das relações socioculturais, abrangendo saberes sociais e coletivos.

Biografia do Autor

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Delta

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas. Licenciado em Geografia pela UNIP. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Delta. E- mail: cristwilian@hotmail.com

David Anderson Barbosa Rodrigues, Fundação Cesumar

Pós-graduado em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Fundação Cesumar (UniCesumar). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). E-mail: davidanderson.rodrigues@gmail.com.

Robson Canteiro Valenzuela, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pós-graduação em Artes Visuais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Segunda Licenciatura em Pedagogia na Faculdades Magsu. E-mail:robinn.valenzuela@gmail.com

Uetes do Carmo Santos, Universidade Paulista UNIP

Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental (UNIP-DF); Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra). Licenciado em Educação Física Universidade Paulista (UNIP). E-mail:pefprofessor@gmail.com

Wanderson Rodrigues Miranda, Fundamental pela Faculdade FAMART

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná; Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT; Pós-graduando em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade FAMART. E-mail:miranda.wanderson@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Silva, C. W. de M. B. da ., Rodrigues, D. A. B. ., Valenzuela, R. C. ., Santos, U. do C. ., & Miranda, W. R. . (2021). ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 400–414. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1382