A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ademir Rodrigues Gomes Associação Varzeagrandense de Ensino de Ensino e Cultura-AVAMEC
  • Adriano Bismark da Silva Lucas Faculdade Rolim de Moura-FAROL
  • Carla Maria de Barros Loureiro Reis Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN
  • Cleudy Natalina da Silva Campos Universidade Castelo Branco- UCB
  • Eneida Teixeira de Castro Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Giovana Teixeira Duarte Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Isabel Silva Magalhães Invest. Licenciatura em Pedagogia pela Invest
  • Liliame Raquel de Souza e Silva UNIRONDON
  • Rosimeire dos Santos Pereira Meira UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7858

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Infantil. Formação Docente. Relação Professor-aluno.

Resumo

A relação entre professor e aluno se desenvolve em todo o processo escolar, não se restringe às situações de aprendizagem na educação infantil, envolvendo atenção e afetividade entre os participantes. O desenvolvimento da prática docente compreende a construção da relação entre professores e as crianças da educação infantil. O objetivo geral deste estudo é discutir sobre o desenvolvimento da relação entre o professor e alunos na educação infantil, em prol da aprendizagem escolar das crianças. Este estudo se qualifica como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo consiste na condição de que o desenvolvimento da aprendizagem passa pela construção de relações no ambiente escolar, que abrange professores, alunos, equipe pedagógica e demais funcionários da escola. A relação entre professor e aluno é essencial no desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, passa pelos fatores de afetividade, cuidado, educação, emoções e sentimentos.

Biografia do Autor

Ademir Rodrigues Gomes, Associação Varzeagrandense de Ensino de Ensino e Cultura-AVAMEC

Pós-graduado em Educação Especial Ênfase em Atendimento Educacional Especializado-AEE pela Associação Varzeagrandense de Ensino de Ensino e Cultura-AVAMEC. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil F.A.B. 

Adriano Bismark da Silva Lucas , Faculdade Rolim de Moura-FAROL

Pós-graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Rolim de Moura-FAROL. 

Carla Maria de Barros Loureiro Reis, Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN

Pós-graduada em Latu Sensu em Psicopedagogia pela FACIPAN-Faculdade do Instituto Panamericano. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNAR-Centro Universitário de Araras. 

Cleudy Natalina da Silva Campos, Universidade Castelo Branco- UCB

Pós-graduado em Alfabetização e Letramento – UCB-Universidade Castelo Branco. Pedagogia-UBIVAG-Centro Universitário de Várzea Grande. 

Eneida Teixeira de Castro, Faculdade São Vicente – FASVIPA

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade São Vicente – FASVIPA, 2019. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade São Luís, 2020.

Giovana Teixeira Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso. Licenciatura Plena em Letras/Literatura pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso. 

 

Isabel Silva Magalhães, Invest. Licenciatura em Pedagogia pela Invest

Pós-graduado em Psicopedagogia pela Invest. Licenciatura em Pedagogia pela Invest. 

Liliame Raquel de Souza e Silva, UNIRONDON

Licenciada em Pedagogia, pela UNIRONDON.

Rosimeire dos Santos Pereira Meira, UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-graduado em Educação Especial-AEE pela Faculdade das Águas Emendadas em Planaltina-Distrito Federal. Graduada em Pedagogia pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Gomes, A. R. ., Lucas , A. B. da S. ., Reis, C. M. de B. L. ., Campos, C. N. da S. ., Castro, E. T. de ., Duarte, G. T. ., … Meira, R. dos S. P. (2022). A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2666–2677. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7858