TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Autores

  • Elenice Patricio Bezerra Universidade de Cuiabá
  • Isabel Silva Magalhães Faculdade Invest
  • Liamara Lucia de Almeida Cacho Faculdade Venda Nova do imigrante-FAVENI
  • Luana Moreira da Silva Universidade Estadual do Mato Grosso
  • Maria Olívia dos Reis Universidade Federal do Mato Grosso
  • Meire Lucinda Corrêa de Barros Faculdade de tecnologia Equipe Darwin
  • Vanessa Cardoso Felix Uniserra
  • Waldize Xavier de Lima Faculdade Educacional da Lapa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12796

Palavras-chave:

Aprendizagem. Atuação Docente. Educação Infantil. Publicidade Infantil. Televisão.

Resumo

Na condição de ferramenta tecnológica contemporânea, a televisão ainda ocupa um papel relevante e estratégico na sociedade atual, encontra-se presente em diversos espaços sociais. Nas vivências das crianças, a televisão ainda ocupa um espaço de influência em sua formação de identidade social, apesar da concorrência com os tablets, smartphones e outras ferramentas tecnológicas. O objetivo geral deste estudo é discutir sobre o trabalho dos professores mediante os desafios da presença da televisão nas vivências das crianças pequenas. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo consiste no papel da televisão ainda ocupado na sociedade contemporânea, apesar das mudanças socioculturais e das suas rivalidades com outras ferramentas da tecnologia de informação e comunicação. O trabalho dos professores é desafiador e complexo, demanda estratégias de ensino lúdicas que fortaleçam a criticidade, emancipação e autonomia nas crianças pequenas, para proporcionar uma condição para elas não serem totalmente exploradas e manipuladas pelo conteúdo televisivo e publicidade infantis.

Biografia do Autor

Elenice Patricio Bezerra, Universidade de Cuiabá

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE. Pós-graduada em Educação Infantil e alfabetização, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE. 

Isabel Silva Magalhães, Faculdade Invest

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Invest. Pós-graduada em Psicopedagogia, pela Faculdade Invest.

Liamara Lucia de Almeida Cacho, Faculdade Venda Nova do imigrante-FAVENI

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais, pela Faculdade Venda Nova do imigrante (FAVENI). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia, pela Faculdade Venda Nova do imigrante (FAVENI).

Luana Moreira da Silva, Universidade Estadual do Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT-Sinop). Especialização em Atendimento Educacional Especializado - Faculdade de Tecnologia do IPÊ (FAIPE).

Maria Olívia dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Pós-graduada em Educação Infantil, pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Meire Lucinda Corrêa de Barros, Faculdade de tecnologia Equipe Darwin

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação em Educação Infantil na Primeira Infância e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de tecnologia Equipe Darwin. Pós-graduação em Psicopedagogia, pela Uniasselvi.

Vanessa Cardoso Felix, Uniserra

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Infantil e Atendimento Educacional Especializado – Educação Especial, pela Uniserra.

Waldize Xavier de Lima, Faculdade Educacional da Lapa

Licenciada em Pedagogia, pela FACVEST – UNIFCVEST. Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa.

 

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Bezerra, E. P., Magalhães, I. S., Cacho, L. L. de A., Silva, L. M. da, Reis, M. O. dos, Barros, M. L. C. de, … Lima, W. X. de. (2024). TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 807–818. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12796