BRINCADEIRAS E MÚSICAS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleir Dias Faculdade Intervale
  • Isabel Silva Magalhães Faculdade Invest
  • Jovilany Gonçalves da Silva Universidade Federal do Mato Grosso
  • Liamara Lucia de Almeida Cacho Universidade do Norte do Paraná
  • Meire Lucinda Corrêa de Barros Uniasselvi
  • Monica Vicente de Oliveira Cunha Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12620

Palavras-chave:

Aprendizagem. Brincadeira. Crianças. Música. Séries Iniciais.

Resumo

As músicas são recursos didáticos que enriquecem as situações de aprendizagem, quando elas são trabalhadas adequadamente, mediante os objetivos do processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais. Nas situações de aprendizagem, as brincadeiras musicadas podem ser desenvolvidas com a abordagem de diversos temas do contexto social das crianças. O objetivo geral deste estudo é discutir a aplicação e brincadeiras musicadas nas situações de aprendizagem nas séries iniciais. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo compreende as demandas de aprendizagem das crianças nas séries iniciais, que passa por agregar as brincadeiras e as músicas em situações de aprendizagem no ambiente escolar. As brincadeiras musicadas se configuram um encaminhamento didático-pedagógico importante nas situações de aprendizagem das crianças nas escolas de anos iniciais do ensino fundamental, com potencial de fomentar diversas capacidades, habilidades e competências nas crianças.

 

Biografia do Autor

Cleir Dias, Faculdade Intervale

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade do Norte do Paraná. Pós-graduada Lato sensu em Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula, pela Faculdade Intervale.

Isabel Silva Magalhães, Faculdade Invest

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Invest. Pós-graduada em Psicopedagogia, pela Faculdade Invest.

Jovilany Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade UNIC Cuiabá. Especialista em Mídias Digitais para Educação, pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Liamara Lucia de Almeida Cacho, Universidade do Norte do Paraná

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais, pela Faculdade Venda Nova do imigrante (FAVENI). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia, pela Faculdade Venda Nova do imigrante (FAVENI).

Meire Lucinda Corrêa de Barros, Uniasselvi

Licenciada em Pedagogia, Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação em Educação Infantil na Primeira Infância e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de tecnologia Equipe Darwin. Pós-graduação em Psicopedagogia, pela Uniasselvi.

Monica Vicente de Oliveira Cunha, Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas

Licenciada em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas. Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais.  

 

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Dias, C., Magalhães, I. S., Silva, J. G. da, Cacho, L. L. de A., Barros, M. L. C. de, & Cunha, M. V. de O. (2023). BRINCADEIRAS E MÚSICAS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2534–2545. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12620