O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE
  • Luzinete de Oliveira Teixeira Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE
  • Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares Faculdade Afirmativo
  • Surizaday Fátima de Souza Dutra Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5378

Palavras-chave:

Educação Infantil. Atividades Lúdicas. Jogos. Raciocínio Lógico-matemático.

Resumo

Este artigo discute a importância do trabalho escolar na educação infantil no ensino-aprendizagem da matemática por meio do lúdico na educação infantil, relatando a importância e seu uso que precisam ser desenvolvidos na prática docente. As atividades lúdicas permitem que a criança aprenda de forma prazerosa, divertida e descontraída. Com a aplicação de jogos e brincadeiras no ensino de matemática, pode-se desenvolver a criatividade, a imaginação e o estímulo para a socialização e convivência entre os pares. Abordamos a necessidade desse professor prático no ensino e aprendizagem, além de garantir que as crianças aprendam mais rápido brincando, pois, é brincando e nos jogos que as crianças descobrem a diversão dessa atividade na aula de matemática. A pesquisa bibliográfica permite concluir que os jogos são uma ferramenta educacional essencial para garantir aulas de matemática dinâmicas e envolventes para crianças em idade pré-escolar, garantindo o direito das crianças a uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt, Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.  Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE.

Luzinete de Oliveira Teixeira, Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas - ICE. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE.

Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativo.

Surizaday Fátima de Souza Dutra, Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universidade UNIC, Especialista Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Bitencourt, A. A. da S. ., Teixeira, L. de O. ., Soares, R. A. de C. ., & Dutra, S. F. de S. . (2022). O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1923–1931. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5378