O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE
  • Luzinete de Oliveira Teixeira Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE
  • Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares Faculdade Afirmativo
  • Surizaday Fátima de Souza Dutra Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5378

Palavras-chave:

Educação Infantil. Atividades Lúdicas. Jogos. Raciocínio Lógico-matemático.

Resumo

Este artigo discute a importância do trabalho escolar na educação infantil no ensino-aprendizagem da matemática por meio do lúdico na educação infantil, relatando a importância e seu uso que precisam ser desenvolvidos na prática docente. As atividades lúdicas permitem que a criança aprenda de forma prazerosa, divertida e descontraída. Com a aplicação de jogos e brincadeiras no ensino de matemática, pode-se desenvolver a criatividade, a imaginação e o estímulo para a socialização e convivência entre os pares. Abordamos a necessidade desse professor prático no ensino e aprendizagem, além de garantir que as crianças aprendam mais rápido brincando, pois, é brincando e nos jogos que as crianças descobrem a diversão dessa atividade na aula de matemática. A pesquisa bibliográfica permite concluir que os jogos são uma ferramenta educacional essencial para garantir aulas de matemática dinâmicas e envolventes para crianças em idade pré-escolar, garantindo o direito das crianças a uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt, Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.  Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE.

Luzinete de Oliveira Teixeira, Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas - ICE. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE.

Rosimeire Aniceta de Carvalho Soares, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativo.

Surizaday Fátima de Souza Dutra, Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universidade UNIC, Especialista Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Bitencourt, A. A. da S. ., Teixeira, L. de O. ., Soares, R. A. de C. ., & Dutra, S. F. de S. . (2022). O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1923–1931. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5378