ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ABORDAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Diogo Douglas da Silva Faculdade IVE
  • Eneida Teixeira de Castro Faculdade São Luís
  • Liliame Raquel de Souza e Silva UNIRONDON
  • Marenize de Arruda Freire Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências Sociais e Humanas
  • Roselaine Cristina da Silva Universidade Federal do Mato Grosso
  • Rosimeire dos Santos Pereira Meira Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6657

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Alimentação Saudável. Ensino de Ciências. Séries Iniciais.

Resumo

Neste contexto de problemas da doença crônica de obesidade e dos maus hábitos alimentares, a alimentação saudável se tornou pauta de discussão na mídia, destacando a sua importância na qualidade de vida e na saúde humana. A alimentação saudável se apresenta também como um tema abordado nas séries iniciais, introduzindo bases para conscientização das crianças e dos seus familiares. O objetivo deste estudo é discutir as estratégias de ensino na abordagem do tema de alimentação saudável nas séries iniciais, com a apresentação de uma intervenção prática. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância do tema consiste no papel da educação escolar na formação de cidadãos conscientes sobre as diversos questões envolvem a sociedade contemporânea. A experimentação em atividades lúdicas se apresenta como um encaminhamento de estratégia de ensino para a abordagem da alimentação saudável no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais.

Biografia do Autor

Diogo Douglas da Silva, Faculdade IVE

Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade IVE. E-mail: diogodouglas29@gmail.com.

Eneida Teixeira de Castro, Faculdade São Luís

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade São Vicente – FASVIPA, 2019. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade São Luís, 2020. e-mail: concurseirapedagoga1984@gmail.com.

Liliame Raquel de Souza e Silva, UNIRONDON

Licenciada em Pedagogia, pela UNIRONDON.

Marenize de Arruda Freire, Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências Sociais e Humanas

Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências Sociais e Humanas.

Roselaine Cristina da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Artes Visuais, Faculdade Unilagos. Pós-graduada em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Rosimeire dos Santos Pereira Meira, Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF

Licenciada em Arte  pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade das Águas Emendadas de Planaltina/DF.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Silva, D. D. da ., Castro, E. T. de ., Silva, L. R. de S. e ., Freire, M. de A. ., Silva, R. C. da ., & Meira, R. dos S. P. . (2022). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ABORDAGEM NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 922–932. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6657

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)