MÉTODOS DE ENSINO LÚDICO NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Andréa Cristina Teixeira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andreia Menegueti Universidade Cândido Mendes
  • Astrogilda Silva de Oliveira Faculdade de Educação São Luís
  • Cristiane Catarina de Oliveira Passos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elaine Maria da Silva Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Elisabete Alves Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jacques Lenoir Gusmão Moraes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luana Xavier Gonçalves de Paula UNIASSELVI
  • Maria Barbara da Cunha Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2306

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Atividades Lúdicas. Ludicidade. Matemática Divertida. Séries Iniciais.

Resumo

As crianças se manifestam e se expressam no desenvolvimento das atividades de brincadeiras e jogos. O ensino de Matemática se desenvolve nas séries iniciais, se desenvolvendo pelos componentes básicos do conhecimento matemático. Neste contexto, o ensino da Matemática tem agregado propostas de estratégias de ensino embasadas na metodologia da ludicidade. O objetivo geral deste estudo é discutir as potencialidades das atividades lúdicas das brincadeiras no ensino de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo se fundamenta na importância de se promover um processo de ensino-aprendizagem adequado aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. As potencialidades das atividades lúdicas são concretas, como demonstra a intervenção prática, mas se condicionam à existência de planejamento, responsabilidade e comprometimento do professor.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Teixeira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena nas Séries Iniciais – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Avaliação Psicológica – Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Pós-graduada em Neuropsicologia – Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). E-mail: andrea.psi2013@gmai.com

Andreia Menegueti, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Cuiabá – UNIC. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá-MT. E-mail: andreiamenegueti978@gmail.com

Astrogilda Silva de Oliveira , Faculdade de Educação São Luís

Concluido em 1998 pela Universidade de Cuiabá – UNIC o curso de Pedagogia – Licenciatura Plena. Pós-Graduação em 2020 pela Faculdade de Educação São Luís o curso de Educação Especial e Inclusiva. E-mail: astrogildasilva10@gmail.com

Cristiane Catarina de Oliveira Passos, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós Graduação em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT - 2016. Email: cristiane94.passos@gmail.com

Elaine Maria da Silva, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela FIAVEC (faculdades Integradas de Várzea Grande). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci) – 2019. E-mail: educaela@gmail.com

Elisabete Alves Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação Licenciatura Plena em Matemática – UFMT. Pós-graduação: Percepção e Investigação: Uma proposta lúdica na Educação Infantil e Anos Iniciais. Ajes (Instituto Superior da Educação do Vale do Juruena – ISE). E-mail: Elisabete.alvesguimaraes@gmail.com

Jacques Lenoir Gusmão Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em licenciatura plena de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós graduação em Educação, motricidade e recreação - ICE - instituto Cuiabano de Educação. E-mail: jacqueslgusmao@yahoo.com.br

Luana Xavier Gonçalves de Paula, UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – UNOPAR. Pós-graduada em psicopedagogia – UNIASSELVI. E-mail: depailaluana765@gmail.com

Maria Barbara da Cunha, Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. E-mail: mariabarbaracunha@gmail.com

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Silva, A. C. T. da ., Menegueti, A. ., Oliveira , A. S. de ., Passos, C. C. de O. ., Silva, E. M. da ., Guimarães, E. A. ., Moraes, J. L. G., Paula, L. X. G. de ., & Cunha, M. B. da . (2021). MÉTODOS DE ENSINO LÚDICO NA MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1030–1041. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2306

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.