BRINCAR COM O QUE NÃO É BRINQUEDO: EXPLORAR E VIVENCIAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9942

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Brincadeira. Objetos não convencionais.

Resumo

Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, porém, muitas vezes, as brincadeiras são restritas a brinquedos convencionais. O objetivo deste estudo é explorar a importância da exploração e vivência em atividades não convencionais para o desenvolvimento infantil. Para a realização deste artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em bases de dados acadêmicas, como Google Scholar, Scielo, Pubmed, e livros especializados em desenvolvimento infantil. Foram selecionados artigos científicos, teses, dissertações e livros que abordassem o tema da importância do brincar na infância e a possibilidade de brincadeiras com objetos não convencionais, além de trabalhos que discutissem as contribuições dessas atividades para o desenvolvimento infantil. As crianças apresentaram um alto grau de interesse e engajamento durante as brincadeiras com objetos não convencionais, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, criatividade, autonomia, autoestima, habilidades sociais e emocionais. Comparativamente, a exploração de objetos não convencionais mostrou ser tão eficaz quanto o uso de brinquedos convencionais na promoção do desenvolvimento infantil. Os resultados sugerem que a exploração e vivência em atividades não convencionais devem ser consideradas como uma forma importante de brincar para o desenvolvimento infantil. As crianças apresentaram um alto grau de envolvimento e desenvolveram habilidades diversas. A promoção da autonomia e da criatividade, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, foram destacados como benefícios importantes dessas atividades. O estudo destaca a importância da exploração e vivência em atividades não convencionais para o desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças possam desenvolver habilidades diversas e ampliar sua criatividade. Assim, é importante que educadores e pais considerem a importância de oferecer essas experiências às crianças como uma forma de enriquecer seu repertório lúdico e favorecer seu desenvolvimento integral.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza

Especialista em Saúde da Família e em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Lusofonia Afro-Brasileira. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Souza, L. B. P. (2023). BRINCAR COM O QUE NÃO É BRINQUEDO: EXPLORAR E VIVENCIAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1957–1971. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9942