BRINCAR COM O QUE NÃO É BRINQUEDO: EXPLORAR E VIVENCIAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9942Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil. Brincadeira. Objetos não convencionais.Resumo
Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, porém, muitas vezes, as brincadeiras são restritas a brinquedos convencionais. O objetivo deste estudo é explorar a importância da exploração e vivência em atividades não convencionais para o desenvolvimento infantil. Para a realização deste artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em bases de dados acadêmicas, como Google Scholar, Scielo, Pubmed, e livros especializados em desenvolvimento infantil. Foram selecionados artigos científicos, teses, dissertações e livros que abordassem o tema da importância do brincar na infância e a possibilidade de brincadeiras com objetos não convencionais, além de trabalhos que discutissem as contribuições dessas atividades para o desenvolvimento infantil. As crianças apresentaram um alto grau de interesse e engajamento durante as brincadeiras com objetos não convencionais, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, criatividade, autonomia, autoestima, habilidades sociais e emocionais. Comparativamente, a exploração de objetos não convencionais mostrou ser tão eficaz quanto o uso de brinquedos convencionais na promoção do desenvolvimento infantil. Os resultados sugerem que a exploração e vivência em atividades não convencionais devem ser consideradas como uma forma importante de brincar para o desenvolvimento infantil. As crianças apresentaram um alto grau de envolvimento e desenvolveram habilidades diversas. A promoção da autonomia e da criatividade, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, foram destacados como benefícios importantes dessas atividades. O estudo destaca a importância da exploração e vivência em atividades não convencionais para o desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças possam desenvolver habilidades diversas e ampliar sua criatividade. Assim, é importante que educadores e pais considerem a importância de oferecer essas experiências às crianças como uma forma de enriquecer seu repertório lúdico e favorecer seu desenvolvimento integral.
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