ANÁLISE DE PRODUÇÕES SOBRE O PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO E A PANDEMIA: UM OLHAR PSICOLÓGICO PARA O PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13977Palavras-chave:
Alfabetização. Pós pandemia. Isolamento social.Resumo
Com a pandemia da COVID-19 e o uso de medidas emergenciais como o isolamento social, necessário para a contenção do vírus SARS-CoV-2, diversas esferas da sociedade sofrem mudanças em suas maneiras de funcionamento, entre elas uma área que foi impactada diretamente foi a educação. As crianças em suas fases iniciais de desenvolvimento, quando iniciado o processo de escolarização e de atividades fundamentais como a alfabetização, passaram por esse período com muitas dificuldades, e muitas não obtiveram uma aprendizagem efetiva em diferentes conteúdos. Sendo assim, se fez necessário o estudo e investigação do atual contexto em que a educação infantil se encontra, para compreender quais as suas novas demandas e desafios. O objetivo deste projeto foi analisar as produções sobre a alfabetização em um contexto pós-pandêmico, e assim servir como referencial teórico e material de apoio para aqueles que estão desenvolvendo práticas na educação infantil. O projeto referiu-se então a uma revisão de literatura, feita a partir dos artigos e periódicos mais recentes que abordam o tema alfabetização e pandemia, analisando assim quais são as práticas pedagógicas que estão sendo eficazes, e quais as novas problemáticas a respeito da educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY