ANÁLISE DE PRODUÇÕES SOBRE O PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO E A PANDEMIA: UM OLHAR PSICOLÓGICO PARA O PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13977

Palavras-chave:

Alfabetização. Pós pandemia. Isolamento social.

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 e o uso de medidas emergenciais como o isolamento social, necessário para a contenção do vírus SARS-CoV-2, diversas esferas da sociedade sofrem mudanças em suas maneiras de funcionamento, entre elas uma área que foi impactada diretamente foi a educação. As crianças em suas fases iniciais de desenvolvimento, quando iniciado o processo de escolarização e de atividades fundamentais como a alfabetização, passaram por esse período com muitas dificuldades, e muitas não obtiveram uma aprendizagem efetiva em diferentes conteúdos. Sendo assim, se fez necessário o estudo e investigação do atual contexto em que a educação infantil se encontra, para compreender quais as suas novas demandas e desafios. O objetivo deste projeto foi analisar as produções sobre a alfabetização em um contexto pós-pandêmico, e assim servir como referencial teórico e material de apoio para aqueles que estão desenvolvendo práticas na educação infantil. O projeto referiu-se então a uma revisão de literatura, feita a partir dos artigos e periódicos mais recentes que abordam o tema alfabetização e pandemia, analisando assim quais são as práticas pedagógicas que estão sendo eficazes, e quais as novas problemáticas a respeito da educação.

Biografia do Autor

Rafael Pelisson Ardaia, Cesumar

Graduando em Psicologia, Unicesumar.

Elisamari Yumi Fugimoto Hieda, UniCesumar

Especialista em Gestão Educacional, UniCesumar.

Leticia Fleig Dal Forno, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação, Universidade de Lisboa.

Thaise Moser Teixeira, UniVale

Doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental, UniVale.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Ardaia, R. P., Hieda, E. Y. F., Forno, L. F. D., & Teixeira, T. M. (2024). ANÁLISE DE PRODUÇÕES SOBRE O PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO E A PANDEMIA: UM OLHAR PSICOLÓGICO PARA O PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3099–3112. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13977