DISLEXIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.979Palavras-chave:
Aprendizagem. Dislexia. Estratégias. Aluno. Professor.Resumo
Os transtornos da aprendizagem têm ganhado cada vez mais destaque no ambiente escolar e um grande número de alunos são diagnosticados com dificuldades de aprendizagem, refletindo diretamente do desempenho acadêmico. A dislexia é caracterizada como um transtorno da aprendizagem que abrange dificuldades na leitura, escrita e soletração, podendo ser uma ou mais combinações. O indivíduo apresenta dificuldades em decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. E uma das principais características desse transtorno é comprometimento da capacidade de aprender a ler e escrever com conformidade e fluência, implicando também na questão interpretativa e compreensiva de textos. Trata-se de um dos transtornos mais frequentes no contexto escolar. Quanto mais cedo for identificado e realizado o encaminhamento, maior será o desenvolvimento do indivíduo. O educador deve estar atento as dificuldades dos alunos, desde o início da alfabetização, conduzindo a estratégias que possibilitem uma aprendizagem mais concreta e significativa, permitindo que o aluno com dislexia se aproprie da escrita e leitura através de metodologia diferenciada que facilite aprendizagem. O artigo discorreu sobre a Dislexia no contexto educacional, e destacando a importância da atuação do professor durante a prática de ensino, e tornando-se relevante aos professores que trabalham com crianças que apresentam o transtorno, para que possam dar encaminhamentos metodológicos adequados, a fim de contribuir e facilitar a aprendizagem do aluno. O artigo foi norteado através de uma revisão bibliográfica acerca do tema “Dislexia no contexto educacional”, descrevendo pontos relevantes à temática, através de livros e literatura disponíveis, abordando conceitos, classificações e características.
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