DISLEXIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Rosimeire Batista Sampaio Taborda Faculdade Latino-Americana de Educação
  • Fabio José Antônio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.979

Palabras clave:

Aprendizagem. Dislexia. Estratégias. Aluno. Professor.

Resumen

Os transtornos da aprendizagem têm ganhado cada vez mais destaque no ambiente escolar e um grande número de alunos são diagnosticados com dificuldades de aprendizagem, refletindo diretamente do desempenho acadêmico. A dislexia é caracterizada como um transtorno da aprendizagem que abrange dificuldades na leitura, escrita e soletração, podendo ser uma ou mais combinações. O indivíduo apresenta dificuldades em decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. E uma das principais características desse transtorno é comprometimento da capacidade de aprender a ler e escrever com conformidade e fluência, implicando também na questão interpretativa e compreensiva de textos. Trata-se de um dos transtornos mais frequentes no contexto escolar. Quanto mais cedo for identificado e realizado o encaminhamento, maior será o desenvolvimento do indivíduo. O educador deve estar atento as dificuldades dos alunos, desde o início da alfabetização, conduzindo a estratégias que possibilitem uma aprendizagem mais concreta e significativa, permitindo que o aluno com dislexia se aproprie da escrita e leitura através de metodologia diferenciada que facilite aprendizagem. O artigo discorreu sobre a Dislexia no contexto educacional, e destacando a importância da atuação do professor durante a prática de ensino, e tornando-se relevante aos professores que trabalham com crianças que apresentam o transtorno, para que possam dar encaminhamentos metodológicos adequados, a fim de contribuir e facilitar a aprendizagem do aluno. O artigo foi norteado através de uma revisão bibliográfica acerca do tema “Dislexia no contexto educacional”, descrevendo pontos relevantes à temática, através de livros e literatura disponíveis, abordando conceitos, classificações e características. 

 

 

Biografía del autor/a

Rosimeire Batista Sampaio Taborda, Faculdade Latino-Americana de Educação

Graduação em Pedagogia Flated - Faculdade Latino-Americana de Educação. Pós-graduação em Psicopedagogia – FATEC. Pós-graduação em Psicomotricista – FATEC. Pós-graduação em TGD – FATEC. Professora da Escola Adventista de Apucarana/PR

Fabio José Antônio da Silva

Profissional de Educação Física. Mestre em Educação. Doutorando em Educação Física.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Taborda, R. B. S. ., & Silva, F. J. A. da . (2021). DISLEXIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 455–464. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.979