EMOÇÕES, FAMÍLIA E ESCOLA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Malriza Lucas da Silva Christian Business School-CBS
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School-CBS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23026

Palavras-chave:

Lúdico. Emoções. Desenvolvimento infantil.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a relevância do lúdico como ferramenta pedagógica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças do Ensino Fundamental I, considerando a interação entre emoções, família e escola. O estudo teve como objetivo compreender de que forma o brincar pode contribuir para o fortalecimento da aprendizagem significativa e das relações afetivas no contexto escolar. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, com base em autores clássicos e contemporâneos, como Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishimoto e Freire, que discutem o papel das interações e da ludicidade no desenvolvimento humano. Os resultados indicaram que o uso intencional de práticas lúdicas promove maior engajamento, autonomia e cooperação entre os alunos, além de favorecer o equilíbrio emocional e o pensamento crítico. Constatou-se também que a parceria entre escola e família potencializa os benefícios do brincar, fortalecendo vínculos e estimulando a confiança das crianças em aprender. Conclui-se que o lúdico deve ser reconhecido como um princípio educativo essencial à formação integral, capaz de unir emoção, afeto e conhecimento em uma aprendizagem mais humana e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malriza Lucas da Silva, Christian Business School-CBS

Pós-Graduação Lato Senso em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Única de Ipatinga - MG, acadêmica da Christian Business School-CBS.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School-CBS

PhD. Doutora em Ciências da educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Silva, M. L. da, & Silva, R. I. P. da. (2025). EMOÇÕES, FAMÍLIA E ESCOLA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6459–6467. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23026