A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA

Autores

  • Euzilene Gomes Martins Uniter Christian Of American University- USA
  • Irlene Coelho Eloi da Silva Uninter Christian of America University- USA
  • Elizabeth Lemos de Araújo Uninter Christian of America University- USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14925

Palavras-chave:

Ludicidade. Brincadeiras. Educação Infantil.

Resumo

O artigo versa sobre o lúdico como estratégia de ensino e como principal recurso metodológico para uma aprendizagem significativa, apresenta em seu escopo diversos benefícios para o desenvolvimento da criatividade, convivência social e emocional da criança. Assim, este estudo buscou identificar por meio de uma revisão de literatura o posicionamento de alguns autores a respeito da ludicidade e brincadeiras dentro do ambiente escolar.  Neste sentido, foram construídas questões que nortearam este trabalho como: Qual a importância do lúdico e brincadeiras na perspectiva do processo ensino- aprendizagem? Qual importância das atividades lúdicas na educação infantil? O objetivo geral deste trabalho foi compreender a real importância da ludicidade e as brincadeiras no ensino infantil e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças, os objetivos específicos foram de identificar qual a importância das atividades lúdicas e brincadeiras, quais os benefícios de trabalhar a ludicidade na educação infantil, qual é o papel do pedagogo diante da ludicidade e as brincadeiras. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizado como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, e o método comparativo, pois este apresenta uma grande importância, na investigação de diferenças ou similaridade entre os fatos a ser investigados.

Biografia do Autor

Euzilene Gomes Martins, Uniter Christian Of American University- USA

Mestranda na UCA Uninter Christian of America University, do Centro Universitário UniFatecie.Normal Superior (Universidade Estadual do Amazonas/UEA)

Irlene Coelho Eloi da Silva, Uninter Christian of America University- USA

Doutora em ciência da educação (UNISAL/PY) com diploma reconhecido pela Universidade Católica de Petrópolis–RJ. Orientadora dos cursos de mestrado e doutorado da Uninter Christian of America, do Centro Universitário UniFatecie.

Elizabeth Lemos de Araújo, Uninter Christian of America University- USA

Mestranda na UCA Uninter Christian of America University, do Centro Universitário UniFatecie. Graduação: Licenciatura em Pedagogia (Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera).

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Martins, E. G., Silva, I. C. E. da, & Araújo, E. L. de. (2024). A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1559–1571. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14925