A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITOR EM ESTUDOS LITERÁRIOS E USO DA LUDICIDADE

Autores

  • Elizabeth Lemos de Araújo Uninter
  • Cláudio Afonso Peres Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-IFAM
  • Mirian Lima do Nascimento Mendes Uninter
  • Jonilton Nunes dos Santos Uninter

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14784

Palavras-chave:

Educação literária. Ludicidade. Docentes. Formação de leitores.

Resumo

A atividade da leitura em sala de aula é essencial e deve ser estimulada pelo docente através de vários tipos de materiais e conteúdo, incluindo o estudo literário, a própria linguística, demonstrando o quanto ele pode ser prazeroso e benéfico para os contextos reais de uso da língua, através do uso da ludicidade. Assim, o presente trabalho objetiva demonstrar o papel do professor no processo de formação de leitores de literatura no âmbito escolar e as relevantes contribuições de ensino e aprendizagem oferecidas através dessa prática, principalmente nas séries iniciais, onde ainda estão sendo desenvolvidos o senso crítico e cognitivo do aluno. É salutar frisar os desafios encontrados, sobretudo por parte dos professores, o que requer deles, muito esforço e empenho para a promoção desse método educativo, inferindo-se assim a necessidade de formação continuada dos mesmos.

Biografia do Autor

Elizabeth Lemos de Araújo, Uninter

Mestranda em ciências da educação Licenciatura em Pedagogia UCA Uninter, Christian of America Universidade Pitágoras. Unopar Anhanguera. 

Cláudio Afonso Peres, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-IFAM

Drº em ciências da educação Professor e pesquisador, orientador do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia IFAM-Campus Coari-Amazonas.

 

Mirian Lima do Nascimento Mendes, Uninter

Mestranda em ciências da educação Licenciatura em Letras, UCA-Uninter. Christian of America, UEA.

Jonilton Nunes dos Santos, Uninter

Doutor em Ciências da Educação, UCA Uninter Christian of America Prof.º orientador, Universidade Del Sol Paraguai.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

Araújo, E. L. de, Peres, C. A., Mendes, M. L. do N., & Santos, J. N. dos. (2024). A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITOR EM ESTUDOS LITERÁRIOS E USO DA LUDICIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 717–732. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14784