PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Djalma Barboza Enes Filho Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18273

Palavras-chave:

Leitura literária. Letramento literário. Práticas pedagógicas.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as práticas de leitura do texto literário nos planejamentos pedagógicos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de Cruzeiro do Sul-AC, investigando as implicações dessas práticas para o desenvolvimento do letramento literário dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e documental, sendo realizada por meio da análise dos planejamentos de Língua Portuguesa de turmas de quarto e quinto ano. O estudo evidenciou que, embora os professores selecionem textos literários adequados e proponham atividades de leitura e interpretação, há limitações relacionadas à diversificação das estratégias pedagógicas. Constatou-se que as práticas poderiam ser enriquecidas com abordagens mais dinâmicas e interativas, estimulando o engajamento dos alunos e tornando a experiência de leitura mais significativa. O estudo concluiu que o professor desempenha um papel essencial como mediador do processo de leitura, sendo necessário investir na formação continuada para que possam adotar metodologias inovadoras. A literatura, quando trabalhada de forma intencional e estruturada, contribui para a formação de leitores críticos e autônomos, consolidando-se como um instrumento fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Djalma Barboza Enes Filho, Universidade Federal do Acre

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação. 

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Enes Filho, D. B. (2025). PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2583–2600. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18273