A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17745Palavras-chave:
Brincadeira. Educação Infantil. Ludicidade.Resumo
Os “jardins de infância” e as instituições de educação inicial possuem uma marca distintiva que os diferencia das escolas: são locais onde as crianças brincam. Enquanto na escola a criança aprende ensinando, que é a transmissão de informações e conhecimentos, a educação inicial entende que a criança aprende brincando. Brincar é o processo que a natureza criou para que pequenos seres humanos descubram o mundo, interajam com ele e se apropriem de suas leis. É, sem dúvida, o principal meio de acesso, encontro, diálogo e interação com o mundo exterior e, por sua vez, permite a construção do mundo interior da criança. Há alguns anos, a educação inicial era vista como uma preparação para o ensino básico, era acessível apenas a algumas crianças e não fazia parte da escolaridade obrigatória. Portanto, não teve espaço no orçamento da educação, não foi uma das metas de quem desenha os programas de educação, nem despertou em grande medida o interesse dos pesquisadores. Com a descoberta, por várias ciências, da importância dos primeiros anos de vida na formação da inteligência e na construção das estruturas cognitivas, sociais e afetivas, o interesse dos governos foi levado à formação inicial e esta passou a ser a primeira etapa da educação básica. Desse modo, elegeu-se como Objetivo Geral “Analisar o brincar como ferramenta para o desenvolvimento na Educação Infantil”, por meio de uma pesquisa realizada em uma escola na Bahia, por meio de um questionário aplicado aos professores. Conclui-se que, a importância de padronizar a prestação de cuidados e educação na primeira infância é que seus comprovados efeitos positivos sobre as crianças estão intimamente ligados à sua qualidade.
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