A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INDÍGENA NAS ESCOLAS

Autores

  • Elizabeth Lemos de Araújo Centro Universitário Cidade Verde
  • Emilly Lemos de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Mecielison Bastos de Araújo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15078

Palavras-chave:

Cultura. Inclusão. Indígenas. Literatura.

Resumo

Este artigo é uma reflexão pertinente com o objetivo de relatar a importância da literatura indígena no contexto escolar. Deve-se ressaltar os desafios na inserção e disseminação da cultura indígena e a persistência de preconceito e discriminação desses povos. A literatura indígena é considerada um instrumento de resistência, na qual se faz necessária a expansão de narrativas descolonizadoras, possibilitando maior representatividade dos povos indígenas. Salienta-se, dessa forma, por entender a importância de se fomentar o conhecimento dos saberes e valores indígenas a fim de se propagar a gênese da história brasileira, além de mostrar ricos hábitos e ensinamentos. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica de caráter qualitativo, através do método indutivo. O estudo possibilitou uma melhor compreensão sobre a realidade educacional as quais são vivenciadas por lacunas no tocante à disseminação de narrativas indígenas. Além de viabilizar a reflexão acerca da importância do papel do professor como sujeito mediador no fazer pedagógico nesse processo. Evidenciou-se, ainda, para que o processo de inclusão de literatura indígena nas escolas se concretize, há a necessidade de políticas públicas para efetivação significativa da aprendizagem pautado no uso de literatura indígena.

Downloads

Biografia do Autor

Elizabeth Lemos de Araújo, Centro Universitário Cidade Verde

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Acadêmica  na 2ª Licenciatura em Letras (Português/inglês) no Centro Universitário Cidade Verde.  

Emilly Lemos de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Formanda no 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). 

Mecielison Bastos de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em Matemática e Física. Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Araújo, E. L. de, Araújo, E. L. de, & Araújo, M. B. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INDÍGENA NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2482–2492. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.15078