ESSA MESMA ARMA CONTRA ELES, CAPITALISMO, PODER, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim Centro Universitário Jorge Amado
  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Roberto Carlos Farias de Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental 
  • José Maurício Diascânio Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8276

Palavras-chave:

População Indígena. Educação. Colonização.

Resumo

Diante do exposto, o estudo objetiva revisar na literatura a importância da educação da população indígena como forma de arma para lidar com os colonizadores. Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura realizada através do google acadêmico, através das seguintes palavras-chave: “população indígena” e “educação”. Combinados entre si pelo operador booleano AND. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, espanhol e inglês, que abordassem a temática. Como critérios de exclusão: artigos que não contemplavam o tema e estudos repetidos nas bases de dados. Emergiram as variáveis educação infantil, ensino fundamental e médio e ensino superior. Podemos perceber que os colonizadores tentaram dificultar a aprendizagem dos povos indígenas com objetivo de impor a sua cultura para eles.

Biografia do Autor

Vitoria Vilas Boas da Silva Bomfim, Centro Universitário Jorge Amado

Centro Universitário Jorge Amado, Brasil Pesquisa Brasil, Brasil. 

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Universidade Federal da Bahia, Brasil.  

Roberto Carlos Farias de Oliveira, Universidad Tecnológica Intercontinental 

Escola Superior de Artes Ana Célia Helena, Brasil Universidad Tecnológica Intercontinental. 

 

José Maurício Diascânio, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Brasil Universidad Iberoamericana.

 

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Bomfim, V. V. B. da S. ., Souza, L. B. P. ., Oliveira, R. C. F. de ., & Diascânio, J. M. . (2023). ESSA MESMA ARMA CONTRA ELES, CAPITALISMO, PODER, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO INDÍGENA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 559–567. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8276