SAÚDE INDÍGENA DA POPULAÇÃO XAVANTE NO VALE DO ARAGUAIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS EM 2020

Autores

  • Elizeu Demambro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Predro Araújo Pietrafesa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Gabriela Vivian Gómes Rojas Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4104

Palavras-chave:

Dsei Xavante. Saúde indígena. Atendimento. Coronavírus.

Resumo

A Região Geográfica Intermediária de Barra do Garças, em Mato Grosso, mais conhecida por “Vale do Araguaia”, está entre dois rios; do lado leste, o rio Araguaia e, do lado oeste, o rio Xingu, que abriga uma das maiores populações indígenas do país, os Xavante. Durante a pandemia do coronavírus, no Brasil, no ano de 2020, tanto essa população indígena quanto muitas outras, no país, ficaram em estado de vulnerabilidade, assim, o governo federal foi acionado, por meio de seus órgãos executivos para atuarem com mais rigor nessas comunidades. Este artigo analisa as ações que foram desenvolvidas para o atendimento das populações Xavante, pelo Dsei Xavante, articulando-se em três condições analíticas, para demonstrar como foram as formas de atendimento utilizadas por esse órgão durante a pandemia , no ano de 2020. Conclui-se que não houve descaso por parte dos agentes públicos que trabalham no órgão de assistência à saúde pública aos indígenas, porém a precariedade das condições desses atendimentos ficou evidente e a ação de solidariedade de outros entes federativos e da comunidade local trouxe, no período em estudo, um pouco mais de humanidade à saúde pública no país.

Biografia do Autor

Elizeu Demambro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Barra do Garças. Doutorando em Ciências Empresariais e Sociais (UCES-Argentina). E-mail: elizeu14@hotmail.com.

Predro Araújo Pietrafesa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e
Planejamento Territorial da PUC de Goiás. Doutor em Ciências Sociais (UnB). https://orcid.org/0000-0003-0542-4753. pedro.pietrafesa@gmail.com.

Gabriela Vivian Gómes Rojas, Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

Professora na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES-Argentina). Pos-doctora en Estudios de Género (UCES-Argentina). Doctora en Ciencias Sociales (Universidad de Buenos Aires). gvgrojas@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Demambro, E. ., Pietrafesa, P. A. ., & Rojas, G. V. G. . (2022). SAÚDE INDÍGENA DA POPULAÇÃO XAVANTE NO VALE DO ARAGUAIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS EM 2020. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 20–36. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4104