DESIGUALDADE RACIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

doi.org/10.29327/211653.6.11-5

Autores

  • Karen de Almeida Paiva Lamego Universidade Estácio de Sá
  • Isolda Cecilia Bravin Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Educação infantil. Primeira infância. Desigualdade racial. Equidade.

Resumo

O presente trabalho tem como tema Desigualdade racial na primeira infância. Onde tem por objetivo discutir o racismo estrutural na educação infantil, partindo do princípio de que a discussão da temática racial ainda na educação infantil, é de grande valia para a integridade na formação do indivíduo. O foco do estudo é de demonstrar que desde a gestação da criança negra e periférica até o ingresso na creche e EDI existe iniquidade. O referido trabalho destacará, leis regulamentadas com a temática de modo a estabelecer reparação histórica para com a população negra, parda e indígena, podem auxiliar o profissional da educação infantil na abordagem em sua prática em sala de aula. Esse tema tão sensível e que conduz muito impacto, quando vivenciado de forma estruturalmente desigual no que diz respeito a diferentes tratamentos, por diferenças em questões raciais e socioeconômicas, podem acarretar desigualdade no processo vivenciando pela criança onde ocorre esse primeiro entendimento de mundo que está presente na educação infantil. É necessário que o profissional da educação infantil tenha conhecimento de como conduzir nessa fase da vida da criança esse assunto que é tão caro para a formação e construção do indivíduo e de toda a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen de Almeida Paiva Lamego, Universidade Estácio de Sá

Estudante de pedagogia, educadora social na escola Quilombista Dandara dos Palmares, educadora no Movimento- Infância in Natura, idealizadora do projeto de musicalização infantil- Cirandeiras Companhia de artes e pesquisadora da primeira infância Negra e suas especificidades. karen.lamego@yahoo.com.br.

Isolda Cecilia Bravin, Universidade Estácio de Sá

Mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é tutora do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD), faz parte da Equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia EaD, da Universidade Estácio de Sá, bem como professora de pós-graduação nessa Instituição e pertencente ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Gestão Ambiental e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

de Almeida Paiva Lamego, K., & Bravin, I. C. . (2020). DESIGUALDADE RACIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: doi.org/10.29327/211653.6.11-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 42–52. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/213