DESIGUALDADE RACIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

doi.org/10.29327/211653.6.11-5

Autores

  • Karen de Almeida Paiva Lamego Universidade Estácio de Sá
  • Isolda Cecilia Bravin Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Educação infantil. Primeira infância. Desigualdade racial. Equidade.

Resumo

O presente trabalho tem como tema Desigualdade racial na primeira infância. Onde tem por objetivo discutir o racismo estrutural na educação infantil, partindo do princípio de que a discussão da temática racial ainda na educação infantil, é de grande valia para a integridade na formação do indivíduo. O foco do estudo é de demonstrar que desde a gestação da criança negra e periférica até o ingresso na creche e EDI existe iniquidade. O referido trabalho destacará, leis regulamentadas com a temática de modo a estabelecer reparação histórica para com a população negra, parda e indígena, podem auxiliar o profissional da educação infantil na abordagem em sua prática em sala de aula. Esse tema tão sensível e que conduz muito impacto, quando vivenciado de forma estruturalmente desigual no que diz respeito a diferentes tratamentos, por diferenças em questões raciais e socioeconômicas, podem acarretar desigualdade no processo vivenciando pela criança onde ocorre esse primeiro entendimento de mundo que está presente na educação infantil. É necessário que o profissional da educação infantil tenha conhecimento de como conduzir nessa fase da vida da criança esse assunto que é tão caro para a formação e construção do indivíduo e de toda a sociedade.

Biografia do Autor

Karen de Almeida Paiva Lamego, Universidade Estácio de Sá

Estudante de pedagogia, educadora social na escola Quilombista Dandara dos Palmares, educadora no Movimento- Infância in Natura, idealizadora do projeto de musicalização infantil- Cirandeiras Companhia de artes e pesquisadora da primeira infância Negra e suas especificidades. karen.lamego@yahoo.com.br.

Isolda Cecilia Bravin, Universidade Estácio de Sá

Mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é tutora do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD), faz parte da Equipe de Coordenação do Curso de Pedagogia EaD, da Universidade Estácio de Sá, bem como professora de pós-graduação nessa Instituição e pertencente ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Gestão Ambiental e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

de Almeida Paiva Lamego, K., & Bravin, I. C. . (2020). DESIGUALDADE RACIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: doi.org/10.29327/211653.6.11-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 42–52. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/213