DESIGUALDADE RACIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
doi.org/10.29327/211653.6.11-5
Palavras-chave:
Educação infantil. Primeira infância. Desigualdade racial. Equidade.Resumo
O presente trabalho tem como tema Desigualdade racial na primeira infância. Onde tem por objetivo discutir o racismo estrutural na educação infantil, partindo do princípio de que a discussão da temática racial ainda na educação infantil, é de grande valia para a integridade na formação do indivíduo. O foco do estudo é de demonstrar que desde a gestação da criança negra e periférica até o ingresso na creche e EDI existe iniquidade. O referido trabalho destacará, leis regulamentadas com a temática de modo a estabelecer reparação histórica para com a população negra, parda e indígena, podem auxiliar o profissional da educação infantil na abordagem em sua prática em sala de aula. Esse tema tão sensível e que conduz muito impacto, quando vivenciado de forma estruturalmente desigual no que diz respeito a diferentes tratamentos, por diferenças em questões raciais e socioeconômicas, podem acarretar desigualdade no processo vivenciando pela criança onde ocorre esse primeiro entendimento de mundo que está presente na educação infantil. É necessário que o profissional da educação infantil tenha conhecimento de como conduzir nessa fase da vida da criança esse assunto que é tão caro para a formação e construção do indivíduo e de toda a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição CC BY