NARRATIVAS INDÍGENAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A POROSIDADE DOS CONCEITOS DE SABER E CONHECIMENTO

Autores

  • Adriana Alves de Lima Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15734

Palavras-chave:

Conhecimento. Mulher Shanenawa. Narrativa indígena. Saber. Diversidade.

Resumo

Este estudo tem como objeto as narrativas das comunidades indígenas Wapishana, Baniwa, Huni Kui, Apurinã, Kaxinawá, com o objetivo de analisar como se dá a concepção de saber e conhecimento a partir dessas perspectivas. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo explora as diversas concepções sobre saberes, crenças, cosmologias, língua e linguagens, trazendo à tona uma visão que valoriza a diversidade e a pluralidade de conhecimentos. O saber apresentado nessas narrativas se configura como algo vivido, experienciado, indo além de meras utilidades ou verdades universais, proporcionando reflexões que podem gerar desconforto e questionamento. O estudo ainda busca dialogar com a educação inclusiva, considerando a importância de reconhecer e integrar as diferentes epistemologias e formas de saber dos povos indígenas no contexto educacional. A pesquisa inclui uma revisão de literatura, bem como uma pesquisa de campo realizada na aldeia Shanenawa, no Acre, com uma entrevista oral com Nawa Shahu Shanenawa, a primeira mulher Tuchaua (cacique) de sua comunidade. As narrativas enunciadas destacam uma concepção distinta sobre o conhecimento, evidenciando a luta pela preservação cultural e linguística diante dos impactos da colonização e do contato com o branco. A integração dessa perspectiva no debate sobre educação inclusiva busca ampliar a compreensão sobre como o respeito à diversidade cultural pode contribuir para práticas educacionais mais equitativas e justas.

Biografia do Autor

Adriana Alves de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutora em Letras: Linguagem e Identidade, pela da Universidade Federal do Acre-UFAC (2024). Docente de Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - SEE. Professora Mediadora da Educação Especial Inclusiva pela Secretaria Municipal de Rio Branco.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Lima, A. A. de. (2024). NARRATIVAS INDÍGENAS SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A POROSIDADE DOS CONCEITOS DE SABER E CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2560–2578. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15734