CIRCULARIDADES E INTERCULTURALIDADES: PERCURSOS E TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS

Autores

  • Aissa Cavalcante Lisboa Universidade do Estado da Bahia
  • Patrícia Lessa Santos Costa Universidade do Estado da Bahia
  • Paulo Alfredo Martins Rocha Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5514

Palavras-chave:

EJA Indígena. Interculturalidade. Educação Escolar Indígena.

Resumo

Pensar as tessituras existentes entre a educação de jovens e adultos indígenas e a interculturalidade, seus sentidos e significados, constitui o propósito central desse artigo. Desse modo, realizamos revisão de literatura e atualização do estado da arte sobre a temática, analisando o panorama sociohistórico, os marcos legais e as políticas públicas da EJA no Brasil, debatendo seus percursos, limites, possibilidades e implicações, que refletem sobre conceitos e categorias centrais na EJA indígena e se entrelaçam nas especificidades e atravessamentos epistemológicos. As análises revelam as lutas políticas dos povos indígenas na retomada de seus territórios etnoeducacionais, visando à efetivação de uma educação escolar indígena diferenciada, intercultural e decolonial; situando o chão da EJA indígena enquanto espaço de afirmação e legitimação da cultura e da resistência, que acolhe e reverencia os saberes, as especificidades e as potencialidades dos jovens e adultos indígenas, em processos retroalimentados, intermitentes e circulares.

Biografia do Autor

Aissa Cavalcante Lisboa, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação de Jovens e Adultos. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especialista em Docência do Ensino Superior e graduada em Psicologia. E-mail: alisboa@uneb.br. 

Patrícia Lessa Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutora, mestra e graduada em Ciências Sociais. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos. E-mail: plessacosta@gmail.com. 

Paulo Alfredo Martins Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ecologia e Gestão socioambiental. Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenador da Licenciatura em Pedagogia Indígena – LICEEI. Especialista em Docência do Ensino Superior e graduado em Pedagogia.  E-mail: parocha@uneb.br.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Lisboa, A. C. ., Costa, P. L. S. ., & Rocha, P. A. M. . (2022). CIRCULARIDADES E INTERCULTURALIDADES: PERCURSOS E TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INDÍGENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 72–89. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5514