REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ATUANTE NA ESCOLA INDÍGENA

Autores

  • Selma Maria Cunha Portela Secretaria de Estado da Educação e Desporto
  • Marilene Alves Fernandes Secretaria de Estado da Educação e Desporto

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4575

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada. Identidade Profissional. Educação Especial. Contexto indígena.

Resumo

Este estudo reflexivo é oriundo de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Teve como questão investigativa: Como constitui-se a identidade profissional do professor que atua na Educação Especial na escola indígena em Roraima? Neste recorte traçamos como objetivo refletir acerca das distintas visões de identidade dialogadas na pesquisa bibliográfica e alguns resultados da pesquisa de campo que intentam compreender como acontece o processo de formação do profissional da educação especial que atua no contexto indígena, mediado pela Secretaria Estadual de Educação – SEED/RR, via DIEE - Divisão de Educação Especial e duas Instituições Públicas por meio da análise dos Projetos Pedagógicos. De abordagem qualitativa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo por meio de entrevistas semiestruturadas. Considera-se argumento principal desse estudo a afirmação de que os saberes experienciais, alicerçados na identidade étnica de cada docente, produzidos e refletidos nos cursos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial - no que tange a prática da Educação Inclusiva - são bases para o fazer ressignificado como parte essencial da constituição da identidade desse profissional. Contudo, a formação dispensada pelos setores responsáveis é ainda inconsistente para atuação neste campo.

Biografia do Autor

Selma Maria Cunha Portela, Secretaria de Estado da Educação e Desporto

Mestre em Educação. Especialista em Educação Especial e Inclusiva Licenciatura em Pedagogia. Vínculo institucional: Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEED/RR. E-mail: portelagil@gmail.com.

Marilene Alves Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e Desporto

Mestre em Educação. Especialista em Gestão Escolar. Licenciatura em Pedagogia. Vínculo institucional: Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEED/RR. E-mail: marielenefernandes@hotimail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Portela, S. M. C. ., & Fernandes, M. A. . (2022). REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ATUANTE NA ESCOLA INDÍGENA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 269–287. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4575