A PERCEPÇÃO DA MORTE PELAS CRIANÇAS: COMO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL AUXILIA NA COMPREENSÃO DA MORTE EM CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS

Autores

  • Pamela Aparecida Pires Vieira Centro Universitário Univel
  • Camila Meneguzzi Centro Universitário Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21834

Palavras-chave:

Luto infantil. compreensão da morte. Terapia Cognitivo-Comportamental. psicologia infantil.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão narrativa sobre a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na compreensão e elaboração da morte em crianças de 6 a 12 anos. O objetivo foi analisar como a TCC pode auxiliar crianças no enfrentamento do luto, considerando seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A revisão foi realizada em bases de acesso aberto, como SciELO, ResearchGate e NIH, utilizando palavras-chave relacionadas à TCC, crianças e luto infantil, e resultou na seleção de 37 obras relevantes. Os achados indicam que a TCC contribui para a identificação e reestruturação de pensamentos disfuncionais, expressão e regulação de emoções e construção de uma compreensão adaptativa da morte. Estratégias como reestruturação cognitiva, psicoeducação, regulação emocional e recursos lúdicos mostraram-se centrais para o sucesso das intervenções, assim como o vínculo terapêutico e o envolvimento familiar. Embora desafios como a necessidade de adaptação das técnicas ao nível cognitivo infantil e a escassez de estudos permaneçam, os resultados evidenciam que a TCC pode ser ampliada com integração escolar, familiar e recursos digitais, fortalecendo o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças enlutadas.

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Biografia do Autor

Pamela Aparecida Pires Vieira, Centro Universitário Univel

Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Univel.

Camila Meneguzzi, Centro Universitário Univel

Especialista, docente orientadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Univel.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Vieira, P. A. P., & Meneguzzi, C. (2025). A PERCEPÇÃO DA MORTE PELAS CRIANÇAS: COMO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL AUXILIA NA COMPREENSÃO DA MORTE EM CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5520–5532. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21834