A PERCEPÇÃO DA MORTE PELAS CRIANÇAS: COMO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL AUXILIA NA COMPREENSÃO DA MORTE EM CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21834Palavras-chave:
Luto infantil. compreensão da morte. Terapia Cognitivo-Comportamental. psicologia infantil.Resumo
Este artigo apresenta uma revisão narrativa sobre a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na compreensão e elaboração da morte em crianças de 6 a 12 anos. O objetivo foi analisar como a TCC pode auxiliar crianças no enfrentamento do luto, considerando seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A revisão foi realizada em bases de acesso aberto, como SciELO, ResearchGate e NIH, utilizando palavras-chave relacionadas à TCC, crianças e luto infantil, e resultou na seleção de 37 obras relevantes. Os achados indicam que a TCC contribui para a identificação e reestruturação de pensamentos disfuncionais, expressão e regulação de emoções e construção de uma compreensão adaptativa da morte. Estratégias como reestruturação cognitiva, psicoeducação, regulação emocional e recursos lúdicos mostraram-se centrais para o sucesso das intervenções, assim como o vínculo terapêutico e o envolvimento familiar. Embora desafios como a necessidade de adaptação das técnicas ao nível cognitivo infantil e a escassez de estudos permaneçam, os resultados evidenciam que a TCC pode ser ampliada com integração escolar, familiar e recursos digitais, fortalecendo o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças enlutadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY