EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

Autores

  • Jociane Modesto de Azevedo Faculdade Afirmativo
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Jocinira Souza Silva Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria
  • Josianny Aparecida da Costa Moraes Faculdade - FOCUS
  • Laura Yule de Alencar Alcântara Faculdade – FAIPE
  • Meire Lucia da Silva Souza Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6445

Palavras-chave:

Autonomia. Aprendizagem. Educação Infantil

Resumo

Este artigo propõe um estudo retrospectivo sobre a autonomia das crianças na educação infantil. As questões de pesquisa foram: como as crianças respondem aos estímulos e como os professores constroem essa autonomia. Para isso, realizamos pesquisas bibliográficas para entender o que os educadores estão fazendo para fomentar a autonomia nas crianças, não apenas para ganhar poder de decisão, mas para entender o que é adequado ou correto levar em conta ao encontrar respostas na forma de pensar e atribuir soluções. Em uma base teórica, nos voltamos para as contribuições da pedagogia de Froebel, que diz respeito ao “jardim de infância” da autonomia no contexto da educação infantil e a contribuição dos professores para desenvolver essa autonomia na construção de caminhos para desenvolver a autonomia no pensamento e no campo de educação individual e social.

Biografia do Autor

Jociane Modesto de Azevedo, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Jocinira Souza Silva, Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE  Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria.

Josianny Aparecida da Costa Moraes, Faculdade - FOCUS

Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade - FOCUS.

Laura Yule de Alencar Alcântara, Faculdade – FAIPE

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade – FAIPE.

Meire Lucia da Silva Souza, Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pelas Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Azevedo, J. M. de ., Prado, J. A. S. do ., Silva, J. S. ., Moraes, J. A. da C. ., Alcântara, L. Y. de A. ., & Souza, M. L. da S. . (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1389–1401. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6445