APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DA COVID-19: INTERVENÇÃO DA PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Autores

  • Aldinéia Brazão do Rosario Estácio de Macapá
  • Francisrose Dias Miranda Estácio de Macapá
  • Maria das Graças Teles Martins Estácio de Macapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3796

Palavras-chave:

Aulas Remotas. Covid-19. Crianças. Aprendizagem. Psicoterapia Cognitivo Comportamental.

Resumo

INTRODUÇÃO: A aprendizagem das crianças em tempos de isolamento social se apresenta fragilizada frente a epidemia da Covid-19. Percebe-se que a saúde mental das crianças no contexto da pandemia, tem sido um ponto que chama a atenção de psicólogos, pesquisadores, professores educadores, profissionais de saúde, família e cuidadores. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) apresenta intervenção terapêutica para amenizar o sofrimento psicológico e o ensino aprendizagem das crianças no contexto escolar. OBJETIVO: Discutir a aprendizagem das crianças do ensino fundamental em aulas remotas em tempos da Covid-19 e as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental na intervenção psicoterapêutica. METODOLOGIA: Fundamentada na revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais foram livros, artigos científicos, periódicos, revistas e jornais disponíveis nas bases de dados: Capes, Idaam, SciELO, Fiocruz, OPAS/OMS, RBP e Unesco. RESULTADOS: Constatou-se que no isolamento social, as crianças podem ficar mais vulneráveis e dependentes, com dificuldades funcionais de desempenho e aprendizagem escolar. Existem manifestações inquietantes na área cognitiva, afetiva, emocional e comportamental expressos por meio de ansiedade, estresse, agitação, birras, agressividade, isolamento e timidez. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O impacto do isolamento social imposto pela Covid-19 interferiu no comportamento e aprendizagem das crianças. A intervenção psicoterapêutica da TCC infantil volta-se para a redução dos sintomas, do sofrimento psicológico, da forma de interpretar a rotina que envolve modos de estudar e aprender, relacionamento social e afetivo frente aos colegas, escola e família. A TCC intervém com a ludicidade, criatividade, aprendizagem, na atenção, afeto, compreensão e fortalecimento visando o bem-estar físico, mental e social da criança.

Biografia do Autor

Aldinéia Brazão do Rosario, Estácio de Macapá

Acadêmicas do curso de Psicologia pela Estácio de Macapá

Francisrose Dias Miranda, Estácio de Macapá

Acadêmicas  do curso de Psicologia/Estácio de Macapá.

Maria das Graças Teles Martins, Estácio de Macapá

 Prof. Me. em Saúde Coletiva e Ciências da Educação/Estácio de Macapá.

 

 

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Rosario, A. B. do ., Miranda, F. D. ., & Martins, M. das G. T. . (2022). APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DA COVID-19: INTERVENÇÃO DA PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 394– 418. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3796