COVID-19: IMPACTOS PSICOLÓGICOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Jamille Rodrigues Malafaia FACUMINAS
  • Alessandra Ferreira Costa FACUMINAS
  • Maria das Graças Teles Martins FACUMINAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7687

Palavras-chave:

Covid-19. Pandemia. Universitários. Psicologia. Saúde mental.

Resumo

INTRODUÇÃO: A epidemia da COVID-19 traz, em nível mundial, situações de fortes crises na saúde pública e apresenta inúmeras consequências para a vida do ser humano que abrange os aspectos biológicos, psicológicos, econômicos e sociais. Com o impacto das medidas de distanciamento social, isolamento e quarentena, relacionadas à emergência do cuidado, surgem diversos conflitos psicológicos na vida dos universitários. Eles tiveram que se adaptar à nova rotina acadêmica, implantada pelas universidades, com o intuito de preservar a saúde e frear a crise instalada pelo fenômeno. OBJETIVO: O presente trabalho buscou identificar e descrever os impactos psicológicos causados pela pandemia da Covid-19 em estudantes universitários e estratégias de enfrentamento. METODOLGIA: Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais utilizados foram artigos científicos, dissertações, teses e monografias, disponíveis em bases de dados da Scielo, Pepsic, BVSaude, PubMed, periódicos publicados entre os períodos de 2015 e 2021. RESULTADOS: Os resultados sugerem que há diversas questões geradas na epidemia da Covid-19 que afetaram os universitários e desencadearam sintomas de cunho psicológico, transtornos, síndromes e desequilíbrio emocional e estrutural. Evidenciou-se a existencia de vários impactos e consequências psicológicas tais como sentimentos negativos, dificuldade para enfrentar o isolamento social, incertezas quato o futuro, medo, medo de contrair a doença, ansiedade, solidão e angústia, depressão, procupação e estresse, desânimo, tédio, tristeza, raiva, frustração, perdas e luto, dificuldade de adaptação. As perdas de ente queridos, amigos e colegas são  situações presentes. As preocupações se relacionam ao fim da pandemia, sua formação academica e, se conseguirão finalizar seus cursos de forma presencial, se cumprirão a carga horária de estágio etc. CONCLUSÃO: Evidencia-se que as universidades foram fechadas, trazendo mudanças bruscas nos métodos de ensino-aprendizagem e na rotina dos estudantes universitários. Os conflitos de ordem emocional, afetivo e comportamental que impactam na saúde e no bem estar biopsicossocial dos academicos são presentes e  requerem atenção na emergência do cuidado em saúde mental. As estratégias de enfrentamento e cuidados desenvolvidos pelos profissionais de saúde entre eles, a psicologia são  importantes, pois, objetivam minimizar impactos negativos, amenizar sintomas psicológicos e promover a resiliência emocioanl como formas de prevenção na redução do estresse, da ansiedade e da insegurança presentes no cotidiano dos universitários.

Biografia do Autor

Jamille Rodrigues Malafaia, FACUMINAS

Bacharelado em Psicologia (Estácio de Macapá); Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental (Facuminas); Pós-graduanda em Saúde Coletiva (FACUMINAS). 

 

Alessandra Ferreira Costa, FACUMINAS

Bacharelado em Psicologia (Estacio de Macapa); Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental (UNIVITÓRIA); Pós-graduanda em Psicologia hospitalar (FACUMINAS). 

Maria das Graças Teles Martins, FACUMINAS

Prof. orientadora, psicóloga, Msc. em Saúde Coletiva (UNIFESP) e Ciências da Educação (ULHT/Portugal).

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Malafaia, J. R. ., Costa, A. F. ., & Martins, M. das G. T. . (2022). COVID-19: IMPACTOS PSICOLÓGICOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 243–262. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7687