COVID-19: IMPACTOS PSICOLÓGICOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7687Palabras clave:
Covid-19. Pandemia. Universitários. Psicologia. Saúde mental.Resumen
INTRODUÇÃO: A epidemia da COVID-19 traz, em nível mundial, situações de fortes crises na saúde pública e apresenta inúmeras consequências para a vida do ser humano que abrange os aspectos biológicos, psicológicos, econômicos e sociais. Com o impacto das medidas de distanciamento social, isolamento e quarentena, relacionadas à emergência do cuidado, surgem diversos conflitos psicológicos na vida dos universitários. Eles tiveram que se adaptar à nova rotina acadêmica, implantada pelas universidades, com o intuito de preservar a saúde e frear a crise instalada pelo fenômeno. OBJETIVO: O presente trabalho buscou identificar e descrever os impactos psicológicos causados pela pandemia da Covid-19 em estudantes universitários e estratégias de enfrentamento. METODOLGIA: Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais utilizados foram artigos científicos, dissertações, teses e monografias, disponíveis em bases de dados da Scielo, Pepsic, BVSaude, PubMed, periódicos publicados entre os períodos de 2015 e 2021. RESULTADOS: Os resultados sugerem que há diversas questões geradas na epidemia da Covid-19 que afetaram os universitários e desencadearam sintomas de cunho psicológico, transtornos, síndromes e desequilíbrio emocional e estrutural. Evidenciou-se a existencia de vários impactos e consequências psicológicas tais como sentimentos negativos, dificuldade para enfrentar o isolamento social, incertezas quato o futuro, medo, medo de contrair a doença, ansiedade, solidão e angústia, depressão, procupação e estresse, desânimo, tédio, tristeza, raiva, frustração, perdas e luto, dificuldade de adaptação. As perdas de ente queridos, amigos e colegas são situações presentes. As preocupações se relacionam ao fim da pandemia, sua formação academica e, se conseguirão finalizar seus cursos de forma presencial, se cumprirão a carga horária de estágio etc. CONCLUSÃO: Evidencia-se que as universidades foram fechadas, trazendo mudanças bruscas nos métodos de ensino-aprendizagem e na rotina dos estudantes universitários. Os conflitos de ordem emocional, afetivo e comportamental que impactam na saúde e no bem estar biopsicossocial dos academicos são presentes e requerem atenção na emergência do cuidado em saúde mental. As estratégias de enfrentamento e cuidados desenvolvidos pelos profissionais de saúde entre eles, a psicologia são importantes, pois, objetivam minimizar impactos negativos, amenizar sintomas psicológicos e promover a resiliência emocioanl como formas de prevenção na redução do estresse, da ansiedade e da insegurança presentes no cotidiano dos universitários.
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