FENÔMENO GASLIGHT: DA MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA AO EMPODERAMENTO FEMININO

Autores

  • Adriele Pureza Chagas Faculdade Estácio de Macapá
  • Maria das Graças Teles Martins Faculdade Estácio de Macapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4617

Palavras-chave:

Gaslight. Violência. Empoderamento. Psicologia.

Resumo

INTRODUÇÃO: O termo Gaslight significa violência psicológica sutil em que a mulher é manipulada pelo opressor. Como em toda forma de violência, essa vítima necessita de atendimentos especializados, entre eles o do psicólogo, para o empoderamento dessa mulher. OBJETIVO: O objetivo foi analisar o empoderamento feminino diante da violência psicológica praticada pelo opressor. METODOLOGIA: A metodologia foi a revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais foram livros, dissertações, teses, monografias e artigos científicos disponíveis em bases de dados científicas como Scientific Electronic Library Online (Scielo), repositório da UNESC, Repositório Institucional da UFJF entre outros publicados no período de 2008 a 2021. RESULTADOS: Os resultados indicam que a violência psicológica compromete a autoestima da mulher e a vergonha aparece como sentimento predominante. Evidenciou-se que no campo clínico o fenômeno gaslight é uma forma de abuso psicológico na qual informações falsas conduzem a mulher a duvidar de suas próprias memórias, percepções e julgamentos. Compreendeu-se que Gaslight é uma agressão sutil à mulher onde o agressor manipula, engana, confunde, esconde, desrespeita, tem agressividade e intoxica a identidade da vítima. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou conhecer, conceituar, estabelecer relações entre agressor e agredida, entre violência e empoderamento da mulher. Falar sobre a violência é uma forma de alertar a sociedade e pessoas que estão vivendo relações de abuso para buscar ajuda e que precisam ter coragem para sair da situação submetida. As contribuições da psicologia são evidentes pois, é necessário fomentar debates em torno da violência contra a mulher e seu empoderamento a fim de elevar sua autoestima, seu amor-próprio e autoconceito. Nesse sentido, a psicologia com intervenções psicoterapêuticas promove a redução do sofrimento psicológico, melhorando a qualidade de vida dessas mulheres. Considera-se que a desconstrução do comportamento gaslight em mulheres vítimas de violência é um fator importante e que precisa ser discutido. Compreendeu-se que o empoderamento não ocorre somente no âmbito individual ou psicológico ou limitado na autoajuda, mas, em outras dimensões como econômica, social, política e cultura.

Biografia do Autor

Adriele Pureza Chagas, Faculdade Estácio de Macapá

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Macapá; Bacharel em Direito pela instituição Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), Formação na língua Inglesa pela Escola de Inglês PBF. E-mail: chagasadriele19@gmail.com.

Maria das Graças Teles Martins, Faculdade Estácio de Macapá

Professora Orientanda Ma. Em Saúde Coletiva (UNIFESP) e Ciências da Educação (ULHT-Portugal). Docente da Faculdade Estácio de Macapá. mgtmartins@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Chagas, A. P. ., & Martins, M. das G. T. . (2022). FENÔMENO GASLIGHT: DA MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA AO EMPODERAMENTO FEMININO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 579–596. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4617