TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE (TOD): INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8024Palavras-chave:
Transtorno de Oposição Desafiante. Criança. Terapia Cognitivo-Comportamental. Psicologia.Resumo
INTRODUÇÃO: O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) afeta crianças ou adolescentes. Apresenta características como desobediência, irritabilidade, raiva, comportamentos desafiadores, contestadores e negativistas para com figuras de autoridade. Fatores biológicos, temperamentais, aprendidos e condições psicológicas contribuem para padrões instáveis do TOD. OBJETIVO: Compreender as consequências provocadas pelo Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) na criança e a atuação da terapia cognitivo comportamental no contexto da intervenção. METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais foram livros, teses, dissertações, monografias e artigos científicos disponíveis em bases de dados da Scielo, Pepsic, BvSaude, Periódicos eletrônicos. RESULTADOS: Evidenciou-se que as características das crianças com TOD envolvem temperamento impulsivo, desafiador e intolerância a frustrações e inabilidade no manejo social. Pode estar presente, perda frequente de paciência, alta irritabilidade, comportamento agressivo, impulsividade, ansiedade, teimosia constante, impaciência, hostilidade, forte descontrole emocional. A TCC se apresenta eficiente nas intervenções em crianças com o TOD. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A intervenção da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento do TOD se apresenta efetiva e envolve técnicas e estratégias direcionadas ao paciente tanto no ambiente clínico terapêutico, como no seu ambiente domiciliar, envolvendo os pais e outros sujeitos de seu convívio. Na intervenção da TCC o estabelecimento do vínculo, avaliação e formulação cuidadosa do caso, postura empática e assertiva, escuta atenta e respeitosa, sistema colaborativo entre paciente e terapeuta são importantes.
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