A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Miriam Arruda de Souza Faculdade das Águas Emendadas - FAE
  • Nelise Maria Oliveira de Melo UNIDERP
  • Rosângela Maria Ferreira de Sousa Faculdade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6217

Palavras-chave:

Formação de Professores. Formação Inicial e Continuada. Educação Infantil.

Resumo

Esse trabalho envolve a formação de professores para atuar na educação infantil. Faz um breve resgate histórico das instituições de educação infantil no Brasil e analisa sua expansão ao longo dos anos, apresenta as leis e constituições que envolvem esses espaços e discute o conceito de infância ao longo do tempo. A questão de pesquisa foi: "Os professores que atuam na educação infantil estão devidamente capacitados para atuar nesta etapa da educação?". Seu objetivo é reconhecer a formação de professores que atuam na educação infantil, suas concepções de formação de professores e educação infantil. Constatou-se que os professores possuem a formação mínima exigida para atuar na educação infantil, licenciatura em pedagogia, mas não fizeram cursos de formação continuada para aprofundar seus conhecimentos.

Biografia do Autor

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Miriam Arruda de Souza, Faculdade das Águas Emendadas - FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

Nelise Maria Oliveira de Melo, UNIDERP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Especialista em Educação Infantil com  Ênfase na Educação Especial.

Rosângela Maria Ferreira de Sousa, Faculdade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá.

 

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Souza, G. R. da C. ., Souza, M. A. de ., Melo, N. M. O. de ., & Sousa, R. M. F. de . (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1939–1951. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6217