A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6689Palavras-chave:
Formação Lúdica. Professor. Criança. Saberes e Fazeres.Resumo
O objetivo principal deste artigo é discutir a importância da formação lúdica para educadores da primeira infância. Justificamos a mesma intenção, pois assumimos que, se as brincadeiras fazem parte do universo infantil, deve ser prioritária a sua presença durante a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam neste nível de ensino. Outro fator que comprova a relevância deste estudo envolve a ausência de experiências lúdicas nos cursos de formação de professores no Brasil. Do ponto de vista prático, os programas geralmente são voltados para o conhecimento teórico, sem se preocupar em dar aos alunos exposição à criança desde o início de sua formação. O brincar envolve desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicológico e emocional, por isso os educadores da primeira infância precisam de uma formação adequada para trabalhar com as crianças, uma formação voltada para a dimensão lúdica, para que o jogo seja estimulado em sala de aula.
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