A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Angélica Cristina Alves da Silva Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas
  • Eunice de Albuquerque Silva Faculdade Cuiabá- FAUC
  • Eunice Nogueira Martins Nunes Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Ellen de Albuquerque Rodrigues Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan
  • Selma de Albuquerque Rodrigues Faculdade Castelo Branco
  • Vanessa de Fátima Sobral da Conceição Faculdade da Região Serrana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6686

Palavras-chave:

Educação infantil. Psicologia cultural. Socialização. Cooperação entre crianças.

Resumo

A educação infantil é reconhecida como uma importante responsabilidade compartilhada na promoção de modos específicos de interação social, como as interações afiliativas, pró-sociais e cooperativas envolvendo crianças, professores, familiares e adultos em geral. Assim, os professores dessas crianças estão intrinsecamente envolvidos em seu desenvolvimento e socialização, capazes de direcionar certas formas de interação social em detrimento de outras. Este estudo tem como objetivo analisar os conceitos e diretrizes das crenças e os valores dos professores de educação infantil sobre o tema da relação entre socialização, desenvolvimento e educação infantil. Por fim, considera a importância do trabalho colaborativo entre psicologia e educação visando estimular e formar as competências dos professores, com foco na construção cotidiana de ambientes escolares permeados pela interação social construtiva.

Biografia do Autor

Angélica Cristina Alves da Silva, Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Ciências Sociais e Humanas – ICE, 

Eunice de Albuquerque Silva, Faculdade Cuiabá- FAUC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela FAUC.

Eunice Nogueira Martins Nunes, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Graduada em Matemática pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela INVEST, Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Ellen de Albuquerque Rodrigues, Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela FACIPAN.

Selma de Albuquerque Rodrigues, Faculdade Castelo Branco

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Castelo Branco.

Vanessa de Fátima Sobral da Conceição, Faculdade da Região Serrana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Região Serrana.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Silva, A. C. A. da ., Silva, E. de A. ., Nunes, E. N. M., Rodrigues, E. de A. ., Rodrigues, S. de A. ., & Conceição, V. de F. S. da . (2022). A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1148–1151. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6686