A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Joanilde da Silva Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Katiúscia Cristina Costa Marques Universidade de Cuiabá – UNIC
  • Laura Yule de Alencar Alcântara Faculdade – FAIPE
  • Silmara Francisca Gondim Faculdade Integradas de Cuiabá – FIC
  • Vanessa de Fátima Sobral da Conceição Faculdade da Região Serrana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6688

Palavras-chave:

Música. Educação infantil. Musicalização. Desenvolvimento.

Resumo

O artigo teve como objetivo explorar algumas das muitas maneiras pelas quais a música pode ser usada para as crianças, até mesmo antes de nascerem, e destacar os benefícios que essa exposição lhes proporciona. Isso ajuda a entender melhor o papel da música no cérebro e seu impacto no desenvolvimento infantil. Além disso, o estudo dividiu os estágios de desenvolvimento de acordo com a idade, mostrando os melhores métodos e instrumentos para cada estágio. Todas as interpretações têm como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação, buscando informações que considerem de forma abrangente e objetiva os objetivos de qualidade identificados neste documento e contribuam para o desenvolvimento global da criança.

Biografia do Autor

Joanilde da Silva, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato-Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Katiúscia Cristina Costa Marques, Universidade de Cuiabá – UNIC

Graduada em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Especial – AEE.

Laura Yule de Alencar Alcântara, Faculdade – FAIPE

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade – FAIPE.

Silmara Francisca Gondim, Faculdade Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Especial AEE pela Faculdade Integradas de Cuiabá – FIC.

Vanessa de Fátima Sobral da Conceição, Faculdade da Região Serrana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Região Serrana.

Downloads

Publicado

01/09/2022

Como Citar

Silva, J. da ., Prado, J. A. S. do ., Marques, K. C. C. ., Alcântara, L. Y. de A. ., Gondim, S. F. ., & Conceição, V. de F. S. da . (2022). A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1152–1158. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6688

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>